Perguntas Frequentes
1. Quem deve retornar ao trabalho presencial no dia 4 de abril?
Todos os técnicos administrativos, professores, trabalhadores terceirizados em atividades administrativas e estagiários que se encontram atualmente em trabalho remoto.
2. Quem está em trabalho remoto por ter alguma comorbidade também terá que retornar ao presencial?
Sim, o retorno vale para todos. Para que a universidade possa monitorar todos os casos, quem possuir alguma condição clínica de risco para desenvolvimento de complicações que podem estar relacionadas a quadros mais graves da covid-19 deverá preencher o formulário relacionado a comorbidades.
3. Quem ficará responsável pelo retorno das atividades presenciais?
As chefias de cada setor serão responsáveis pelo planejamento, organização, execução e controle dos servidores, trabalhadores terceirizados e estagiários sob sua responsabilidade. Recomenda-se que sejam seguidas as orientações da Portaria nº 710/2022.
4. Quais medidas básicas de segurança deverão ser tomadas nas dependências da UFVJM?
Uso obrigatório de máscara, distanciamento mínimo de 1 metro e uso de álcool 70% (em gel ou líquido) para higienização das mãos.
5. A UFVJM vai disponibilizar itens de biossegurança para os setores?
Sim. Foi criada, no e-Campus, a Unidade Orçamentária (UO) BIOSSEGRETATV - Biossegurança Retorno Atividades Presenciais para disponibilizar insumos de biossegurança aos setores. Entenda como funciona a disponibilização desses itens de biossegurança.
6. Como proceder nos setores que fazem atendimento presencial ao público?
Os locais que realizam atendimento presencial deverão utilizar elementos de proteção ou barreiras e, sempre que possível, realizar agendamento prévio, para evitar aglomerações.
7. Como proceder em caso de sintomas ou suspeita de infecção por covid-19?
A pessoa que apresentar sintomas ou suspeita de infecção deverá preencher o formulário específico, comunicar à chefia imediata e procurar atendimento especializado. Para mais informações sobre os procedimentos a serem adotados, leia o Plano de Contingência da UFVJM.
8. Como proceder em caso de teste positivo para covid-19?
A pessoa que testar positivo deverá preencher o formulário específico e anexar o comprovante do teste. Também deverá comunicar à chefia imediata e enviar por e-mail o mesmo comprovante, para ciência, autorização e registro. Para mais informações sobre os procedimentos a serem adotados, leia o Plano de Contingência da UFVJM.
9. Como proceder em caso de contato com alguém que testou positivo para covid-19?
A pessoa que teve contato próximo com alguém que testou positivo deverá preencher o formulário específico e anexar o comprovante do teste. Também deve comunicar à chefia imediata e enviar por e-mail o mesmo comprovante, para ciência, autorização e registro. Para mais informações sobre os procedimentos a serem adotados, leia o Plano de Contingência da UFVJM.
10. A pessoa afastada por ter testado positivo ou por ter estado em contato com positivado deverá trabalhar?
Sim. Durante período de afastamento, a pessoa deverá trabalhar remotamente, seguindo as disposições do artigo 11 da Portaria nº 710/2022.
11. Como deve proceder a pessoa que testou positivo e não tem condições de saúde para trabalhar?
O procedimento é o mesmo realizado para qualquer afastamento por motivo de saúde: técnicos administrativos e professores deverão enviar o atestado médico para a Diretoria de Atenção à Saúde (Dasa); estagiários deverão comunicar à chefia imediata e enviar o comprovante por e-mail; trabalhadores terceirizados deverão realizar o trâmite exigido pela empresa a qual possui vínculo.
Ainda tem alguma dúvida?
Envie o seu questionamento para o e-mail monitoracovid@ufvjm.edu.br.