Notícias
Ensino, Pesquisa e Extensão
Pesquisas inovadoras levam Núcleo Integrado de Defesa Vegetal da UFVJM a fazer parte de importante grupo internacional
A participação e apresentação de pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo Integrado de Defesa Vegetal da UFVJM (Nuidev) no encontro anual do International Pest Risck Research Group (IPRRG) resultou, além da divulgação dos trabalhos da comunidade acadêmica da universidade, na inclusão do Nuidev junto ao IPRRG, permitindo parcerias para pesquisa e intercâmbio de docentes e discentes.
O evento foi realizado em Atenas, na Grécia, de 10 a 13 de outubro de 2022, e a UFVJM foi representada pelos professores José Barbosa dos Santos e Ricardo Siqueira da Silva. Abordou o tema “Mudança climática e avaliação de risco de pragas” e reuniu participantes de diversos países numa ampla discussão sobre como os eventos climáticos afetarão a fitossanidade agrícola.
Entre as inovações apresentadas pelo Nuidev no encontro do IPRRG, destaca-se a modelagem de nicho ecológico de espécies animais e vegetais, apontada como uma das principais inovações na prevenção de alteração na biodiversidade da região de influência da UFVJM na Reserva da Biosfera do Espinhaço. O professor Ricardo Siqueira é um dos principais pesquisadores brasileiros sobre o assunto, com reconhecimento internacional pela pesquisa com esse tipo de modelagem.
Na próxima edição do evento, que será realizada na cidade de Nairobi, no Quénia, em 2023, os integrantes do Nuidev participarão como congressistas e agora também como membros do IPRRG.
Nuidev e IPRRG
O Núcleo Integrado de Defesa Vegetal da UFVJM (Nuidev) tem como integrantes os professores pesquisadores José Barbosa dos Santos, Marcus Alvarenga Soares e Ricardo Siqueira da Silva, além de discentes de vários cursos de graduação e dos programas de pós-graduação em Biologia Animal, Ciência Florestal e Produção Vegetal.
O International Pest Risck Research Group (IPRRG) é um grupo internacional de pesquisa de risco de pragas criado no ano de 2007, composto por membros de todos os continentes. O seu objetivo é melhorar os métodos de modelagem e mapeamento de riscos de pragas através da aplicação e compartilhamento de pesquisas inovadoras.
Por Diretoria de Comunicação Social