Oficina de criação em dança do projeto Há Braços Poéticos

publicado 07/12/2022 12h07, última modificação 07/12/2022 17h17
15 de dezembro
Quando
15/12/2022
de 15h00 até 17h30
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Laboratório de Artes Marciais e Técnicas Terapêuticas, prédio de Educação Física, Campus JK
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

O projeto de extensão em arte “Há Braços Poéticos: Saúde Corpo-Mente através da Dança” promove mais uma oficina aberta à comunidade em geral, interessados no estudo do corpo, do movimento e da dança . O tema deste mês é “Há Braços Poéticos com vida! Oficina de criação em dança: estudo dos vetores pela técnica Klauss Vianna”. O encontro é gratuito e será realizado no dia 15/12, das 15h às 17h30, no Laboratório de Artes Marciais e Técnicas Terapêuticas, que fica no segundo andar do prédio da Educação Física, Campus JK, em Diamantina.

“Este será mais um encontro aberto e gratuito para o estudo prático de processos criativos em dança a partir de princípios balizadores da Educação Somática. Na Técnica Klauss Vianna é possível explorar diferentes direcionamentos ósseos a partir do reconhecimento dos oito vetores de força. Nesse encontro iremos explorar o uso do primeiro vetor (metatarsos do pé) como organizadores do eixo global e como força propulsora do movimento e da dança”, explica a coordenadora da atividade, professora Melissa Monteiro Guimarães.

Interessados em participar devem se inscrever pelo formulário eletrônico.

“A oficina tem como objetivo oferecer princípios básicos para o alinhamento do eixo-global a partir do uso consciente dos direcionamentos ósseos sistematizados pela Técnica Klauss Vianna. Trata-se de uma pesquisa exploratória para o despertar do corpo, uso de alavancas ósseas capazes de potencializar o movimento com menos desgaste articular. Ao mesmo tempo o trabalho é focado na autopercepção, na escuta gentil com o processo e com as sensações advindas do uso dos vetores corporais mais do que com a forma ou com a reprodução de um modelo. Dessa pesquisa exploratória dos elementos da Técnica Klauss Vianna, é possível ir além do se preocupar em fazer ou criar movimentos; mas sim, testemunhar e degustar das ‘negociações’ e soluções singulares para acessar o próprio corpo, seu manancial expressivo e, quiçá, oferecer pistas para o respeito e autonomia do corpo que se transforma cotidianamente”, continua Melissa.

A coordenação da atividade informa que nessa oficina o alinhamento estrutural e dinâmico do corpo em movimento surgirão a partir da escuta e exploração curiosa dos pés. A oficina contará com momentos de automassagem, reconhecimento do triângulo dos pés, uso dos metatarsos e dos variados direcionamentos dos calcâneos para organização ativa do corpo e estímulo de novos caminhos para composição em dança.

O projeto tem registro (número 2022102202249186) como atividade de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.