Ensino, Pesquisa e Extensão

Eleitor do Futuro: projeto da UFVJM estimula participação consciente nas eleições

publicado: 02/09/2022 17h51, última modificação: 02/09/2022 17h51
Meta é trabalhar conceitos de cidadania e política com crianças e adolescentes de escolas públicas

Cartaz do projeto: Vamos brincar de eleição? O projeto Eleitor do Futuro tem como objetivos: estimular a participação do cidadão do futuro como eleitor ativo e consciente e estimular o trabalho do mesário do futuro na forma voluntária e contributiva. Como? Brincando de eleição! Seguindo todos os passos de uma eleição de verdade.

Estimular a participação do cidadão do futuro como eleitor ativo e consciente; alterar a consciência coletiva de aversão ao político e à política; promover a formação do político do futuro a fim de que atenda aos anseios da sociedade; estimular o trabalho do mesário do futuro na forma voluntária e contributiva.

Com estes objetivos, a UFVJM está realizando o projeto de extensão “Eleitor do Futuro - inovação: formando hoje a cidadania do amanhã”, sob a coordenação dos professores Davidson Afonso de Ramos e Teresa Cristina Vale, da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH), e da chefe do Cartório Eleitoral de Diamantina, Nágila Raquel Aguiar. O projeto tem trabalhado conceitos relevantes de cidadania e política com crianças e adolescentes de 5 a 15 anos das escolas públicas de Diamantina e já alcançou, aproximadamente, 2.400 pessoas.

Quatro escolas foram selecionadas para receber os coordenadores do projeto e se tornaram partidos políticos, com a proposta de realizarem uma eleição de verdade. “Durante todo o mês de agosto, os alunos viveram intensamente todo o processo eleitoral - da convenção partidária à montagem do plano de governo; das entrevistas na TV e propaganda eleitoral ao debate dos presidenciáveis. Também criamos cinco cartilhas para serem trabalhadas nas escolas e atividades ligadas ao tema foram sugeridas como tarefa de casa. Trabalhamos com os alunos que se tornaram candidatos e eles reproduziram para os colegas das outras 19 escolas do município”, explica a professora Teresa Cristina Vale.

“Imagem  Imagem de uma professora diante dos alunos.
Professores Davidson Ramos e Teresa Vale levam projeto “Eleitor do Futuro” a escolas de Diamantina

Partidos, candidatos, debate e eleição

As escolas envolvidas diretamente no projeto - Escola Municipal do Guinda; Escola Municipal Nathalia Jesus Silva; Escola Estadual José Augusto Neves e Escola Estadual Júlia Kubitschek - tornaram-se partidos políticos e formaram seus candidatos a presidente, governador, senador, deputado estadual e deputado federal. Exatamente como serão as Eleições 2022.

Partido dos Esporte-91. Principais propostas: mais lazer, colocar parque nas escolas, recursos financeiros, programa mais médicos, acessibilidade nas escolas, coleta seletiva, tratamento de esgotos, lixeiras, plantar mais árvores e mais lazer nas escolas.Partido dos ritmos musicais-92. Principais propostas: diminuir a violência contra a mulher, abaixar preço das mercadorias, diminuição da poluição e racismo, casas populares, alimentação, saúde, moradia, lazer, segurança e educação.

Partido das Festas Populares-94. Principais propostas: bolsas para estudar, casas para os sem teto, abaixar o preço da gasolina, melhorar a alimentação, aumentar a vaga para carreteiros do nosso estado, aumentar salários dos professores das escolas, diminuir a poluição, aumentar o Bolsa Família, sorvete de graça e salada de frutas toda sexta-feira. Partido do Folclore-95. Principais propostas: abrigo para moradores de rua, aumentar recursos financeiros, valorização dos profissionais, melhora de profissionais da área da saúde, lazer e segurança, diminuir o racismo, colocar parque nas escolas, educação e segurança.

Nesta sexta-feira, dia 2, será realizado o debate ao vivo entre os presidenciáveis, às 21h, na TV Vale. Acompanhe pelo canal 7 analógico, canal 34 digital, tvvalenet.com.br ou redes sociais do canal.

Acompanhe o debate dos presidenciáveis. Nesta sexta-feira, dia 2 de setembro, às 21 horas.

E na segunda-feira, 5 de setembro, será o dia da eleição, que será realizada na Praça do Mercado Velho, em Diamantina, das 8 às 17h, com apuração em tempo real. Um representante do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) irá diplomar os eleitos.

Cartaz: Eleição do Futuro 2022. A semente do amanhã! Diamantina/MG. Incentivar a cidadania passiva, promover a participação esclarecida e estimular o trabalho do mesário voluntário. Participe! 5 de setembro de 2022, de 8 às 17 horas, no Mercado Velho.

Eleitor do Futuro

O projeto “Eleitor do Futuro - inovação: formando hoje a cidadania do amanhã” é coordenado pelos professores da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH) da UFVJM Davidson Afonso de Ramos e Teresa Cristina Vale e pela chefe do Cartório Eleitoral de Diamantina, Nágila Raquel Aguiar.

Para o desenvolvimento dos trabalhos, conta com sete alunos voluntários da FIH e com os seguintes parceiros: Prefeitura e Câmara Municipal de Diamantina, Superintendência Regional de Ensino de Diamantina (SRE), TV Vale, 98FM, Locavel, JLR2 e Diamantina Seguros e Serviços.

O projeto tem registro (número 202203000185) como atividade de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.

Por Diretoria de Comunicação Social