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Ensino, Pesquisa e Extensão
Dead publica nova edição da Revista EducEaD
Capa da Revista EducEaD nº. 1 - Ano II
Foi publicada, no dia 2 de fevereiro, a primeira edição de 2022 da Revista EducEaD, editada pela Diretoria de Educação Aberta e a Distância (Dead) da UFVJM. O periódico já está disponível para consulta. A publicação, coordenada pelos professores Everton Luiz de Paula e Adriana Assis Ferreira, conta com trabalhos de pesquisadores de várias partes do Brasil. Nessa edição, os artigos destacam a contribuição da Educação a Distância (EaD) na utilização didática de tecnologias já existentes, mas que ganharam expressão ao viabilizar e trazer soluções para o ensino remoto ocasionado pela pandemia da Covid-19.
Para o professor Everton Luiz de Paula, a edição contribui para divulgar a educação a distância, que se apresenta nestes tempos desafiadores como fonte de inspiração para o ensino remoto. “O compartilhamento de práticas inovadoras vivenciadas pelo ensino remoto, numa via de mão dupla, também faz-se essencial para contribuir para o aprimoramento de práticas educacionais que podem ser utilizadas na educação a distância”, argumenta Everton.
Sobre a revista
A Revista EducEaD tem como principal objetivo publicar estudos relacionados à Educação a Distância em níveis regional, nacional e internacional. Sua publicação é anual e os artigos são recebidos em modo fluxo contínuo. O periódico adota como linha editorial as linhas de pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação a Distância (GEPEaD):
Linha 1 - Políticas Públicas em Educação a Distância
O objetivo desta linha é desenvolver estudos sobre as políticas públicas em âmbito nacional e internacional e a interface delas com a Educação a Distância em seus aspectos cognitivo-afetivos, históricos e culturais. São enfatizadas, ainda, as relações estabelecidas entre Estado e sociedade civil no contexto socioeconômico contemporâneo em prol da elaboração/implantação das políticas educacionais.
Linha 2 – Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação (TDICs)
O objetivo desta linha é estudar/desenvolver metodologias sobre o uso das TDICs nos diversos espaços de aprendizagem, com suporte em ambientes virtuais, como o apoio à formação presencial, a distância ou semipresencial. Será enfatizada a utilização de ambientes de aprendizagem voltados à construção de um conhecimento autônomo, numa abordagem transdisciplinar, dentro de novos paradigmas educacionais.
Linha 3 - Processos teórico-experimentais de ensino e aprendizagem das Ciências Exatas e da Terra na modalidade a distância
O objetivo desta linha é desenvolver investigações teóricas e/ou aplicadas nos campos das Ciências Exatas e da Terra, priorizando a interface delas com as práticas pedagógicas envolvidas nos processos de ensino e aprendizagem das disciplinas de Física, Química e Matemática.
Saiba mais sobre a Revista EducEaD.
Por Diretoria de Comunicação Social