Notícias
Ensino, Pesquisa e Extensão
Aberto período de submissão de textos para Revista EducEaD
Está aberto, até o próximo dia 15 de setembro, o prazo para submissão de trabalhos para publicação do próximo número da Revista de Educação a Distância da UFVJM (EducEaD). A publicação é editada pela Diretoria de Educação Aberta e a Distância (Dead) da UFVJM e tem como objetivo publicar artigos inéditos da área de educação a distância. Todas as normas e orientações para envio estão disponíveis no site da revista, onde também estão publicadas as edições anteriores.
A EducEaD tem publicação anual, de forma eletrônica, e tem como principal objetivo publicar estudos relacionados à Educação a Distância nos âmbitos regional, nacional e internacional. O periódico aceita contribuições em três linhas editoriais: Políticas Públicas em Educação a Distância; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação; e Processos Teórico-Experimentais de Ensino e Aprendizagem das Ciências Exatas e da Terra na Modalidade a Distância.
A publicação conta com orientação de um conselho editorial, constituído por pesquisadores da UFVJM e de outras instituições, e um conselho científico, representado por especialistas nas linhas editoriais.
Conheça mais sobre cada linha editorial
A Revista adota como linha editorial as linhas de pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação a Distância (GEPEaD):
Linha 1 - Políticas Públicas em Educação a Distância
O objetivo desta linha é desenvolver estudos sobre as políticas públicas em âmbito nacional e internacional e a interface delas com a Educação a Distância em seus aspectos cognitivo-afetivos, históricos e culturais. Serão enfatizadas, ainda, as relações estabelecidas entre Estado e sociedade civil no contexto socioeconômico contemporâneo em prol da elaboração/implantação das políticas educacionais.
Linha 2 – Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação (TDICs)
O objetivo desta linha é estudar/desenvolver metodologias sobre o uso das TDICs nos diversos espaços de aprendizagem, com suporte em ambientes virtuais, como o apoio à formação presencial, a distância ou semipresencial. Será enfatizada a utilização de ambientes de aprendizagem voltados à construção de um conhecimento autônomo, numa abordagem transdisciplinar, dentro de novos paradigmas educacionais.
Linha 3 - Processos Teórico-Experimentais de Ensino e Aprendizagem das Ciências Exatas e da Terra na Modalidade a Distância
O objetivo desta linha é desenvolver investigações teóricas e/ou aplicadas nos campos das Ciências Exatas e da Terra, priorizando a interface delas com as práticas pedagógicas envolvidas nos processos de ensino e aprendizagem das disciplinas de Física, Química e Matemática.
Saiba mais sobre a revista acessando o site da EducEaD.
Por Diretoria de Comunicação Social