publicado 22/09/2022 14h52, última modificação 16/11/2022 18h36
21 a 25 de novembro
21/11/2022 até 25/11/2022 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Campus I - Diamantina/MG
Visite o site do evento

Peça gráfica do I Encontro Nacional Sociedades Agrárias e Ecodesenvolvimento

A UFVJM será sede do 1° Encontro Nacional - Sociedades Agrárias e Ecodesenvolvimento: trajetórias e perspectivas do rural no bicentenário da Independência do Brasil, que será realizado de 21 a 25 de novembro, no Campus I, em Diamantina. A promoção é do Núcleo de Estudos das Sociedades Agrárias, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (NESA/PPGER/FIH) da UFVJM, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEO/UFU).

O evento é aberto a pesquisadores, pós-graduandos, graduandos, graduados, professores da educação básica e demais interessados de diferentes áreas do conhecimento e em diálogo com o campo de Estudos Rurais. As inscrições para ouvintes são gratuitas e devem ser feitas pelo site do evento até o dia 18 de novembro.

Na programação, estão previstas as seguintes atividades: mesas-redondas, com participação de palestrantes de abrangência nacional; mesas/sessões temáticas, com apresentação de trabalhos de autores e participantes do evento; mesas de relatos de experiências, com participação de setores da sociedade civil; divulgação e sorteio de livros e intervenções culturais.

De acordo com os coordenadores do 1° Encontro Nacional - Sociedades Agrárias e Ecodesenvolvimento: trajetórias e perspectivas do rural, professores Edneila Rodrigues Chaves e Marcos Lobato Martins, o evento tem relevância por propor debates sobre sociedades agrárias, em interface com o enfoque para o ecodesenvolvimento. “As atividades terão abrangência para discussões sobre historicidade e perspectivas de temas centrais para a compreensão da sociedade brasileira, na dimensão do agrário, que é estruturante da sociedade nacional, e por ocasião do marco temporal do bicentenário da Independência do Brasil”, completam.

O encontro também será transmitido pelo canal do PPG Estudos Rurais no YouTube.

Acesse o site para se inscrever gratuitamente até 18/11 e conhecer a programação completa do evento.