1ª PopWeek – Semana em comemoração ao Dia da População Mundial

publicado 28/06/2021 16h18, última modificação 28/06/2021 16h27
5 a 9 de julho
Quando
05/07/2021 até 09/07/2021 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

 1ª PopWeek – “Semana em comemoração ao Dia da População Mundial” 

A UFVJM irá realizar, de 5 a 9 de julho, a 1ª PopWeek – “Semana em comemoração ao Dia da População Mundial”, evento totalmente on-line, idealizado pelo Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Demografia e Saúde (EpiDemo/UFVJM/CNPq), coordenado pelo prof. Geovane Máximo, do curso Geografia da UFVJM, e pela profª Ana Paula Nogueira Nunes, do Departamento de Ciências Básicas e da Saúde da universidade.

De acordo com os coordenadores da 1ª PopWeek, o objetivo é promover debates e reflexões a respeito da situação da população do Brasil, priorizando um diálogo interdisciplinar sobre a pandemia no contexto das mudanças demográficas brasileiras. Estão sendo convidados demógrafos, economistas, sociólogos, epidemiologistas e biólogos para participarem do evento. A programação inclui diversas palestras, debates temáticos e painéis virtuais com pesquisadores de renome no contexto nacional e internacional e terão como eixo temático a situação da população brasileira no contexto da pandemia da Covid-19.                                                   

“Esperamos que a 1ª PopWeek auxilie na disseminação da importância das temáticas demográficas na região de influência da UFVJM. Essa região, como se sabe, é marcada por grandes contrastes sociais e baixos níveis de desenvolvimento humano. Por isso, acreditamos que a realização da 1ª PopWeek nessa região geográfica tem um grande apelo simbólico para comemorarmos o Dia da População Mundial”, afirmam os coordenadores.

O Dia Mundial da População foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 11 de julho de 1987 (data em que é comemorado anualmente), quando a população do planeta atingiu a marca de 5 bilhões de pessoas. Atualmente, já somos mais de 7,8 bilhões e, segundo projeções de 2019 da “Population Division - Department of Economic and Social Affairs”, da ONU, na década de 2030 o mundo terá cerca de 9 bilhões de habitantes. No Brasil, a população atual é de aproximadamente 213 milhões de pessoas, com perspectiva de atingir 220 milhões em 2030. Seu objetivo é alertar para as questões do planejamento e desenvolvimento populacional, quando parte significativa da humanidade não tem acesso a recursos e serviços básicos como saúde, educação, saneamento e alimentação, entre outros.

O evento será realizado das 18h às 21h, de forma on-line e gratuita, porém é necessária inscrição para controle do número de participantes. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da 1ª PopWeek: https://www.even3.com.br/ipopweekufvjm/.

A iniciativa conta com o apoio institucional do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), além de diversos grupos e laboratórios de pesquisa da UFVJM. Para mais informações, envie um e-mail para o endereço: pop.week.ufvjm@gmail.com.

Acesse a programação do 1ª PopWeek em: https://www.even3.com.br/ipopweekufvjm/#atividades 

 

Realização

Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Demografia e Saúde - EpiDemo/CNPq/UFVJM

Apoio:

UNFPA, ABEP e ABRASCO      

UFVJM:
Curso de Geografia
Laboratório de População e Ambiente - LPA
Laboratório de Planejamento Urbano e Regional – LAUR
Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Escravidão - Nuped
Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas - Neabi