Notícias

Reitoria Informa

Reitor da UFVJM visita comunidade quilombola Quartel do Indaiá

publicado: 22/11/2021 15h01, última modificação: 22/11/2021 15h06
Encontro fez parte da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais

Participando das comemorações da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais e sabedor da importância de conhecer as realidades das pessoas dos nossos vales, o reitor Janir Alves Soares visitou a comunidade quilombola Quartel do Indaiá, situada no Distrito de São João da Chapada, a 45 km de Diamantina. Esse encontro aconteceu no dia 13 de agosto de 2021 e participaram da comitiva o prefeito municipal Juscelino Roque; secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Paulo Roberto; coordenador nacional do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), Helbert Pitorra; assessor do prefeito, Ronaldo Lopes Guimarães; secretária Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, Márcia Betânia Oliveira Horta, e membros da sua equipe; e subsecretário de Direitos Humanos de Minas Gerais, Duílio Campos.

A visita objetivou a divulgação das políticas do Sinapir e a importância da adesão das prefeituras municipais a essa política do presidente Jair Messias Bolsonaro, através do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), sob a gestão da ministra Damares Alves, além de conhecer a cultura e a realidade da comunidade quilombola, conforme enfatizou o secretário Paulo Roberto. A comunidade de Quartel do Indaiá manifestou seus anseios e demandas e agradeceu as ações sociais desenvolvidas para a comunidade pelo prefeito Juscelino Roque, através da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Estiveram presentes também estudantes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), oriundos da comunidade quilombola, que relataram suas dificuldades para permanecerem na universidade. O reitor Janir incumbiu-se de averiguar as situações pendentes junto à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Proace) e prover as soluções em caráter de urgência. Mediante os diálogos percebeu-se a importância de ampliar as ações da UFVJM através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) em parceria com a prefeitura municipal, na estratégia do Programa Universidade nas Comunidades. “Trata-se de uma oportunidade de levarmos uma diversidade de ações da universidade numa relação de troca de saberes com a comunidade quilombola de Quartel do Indaiá”, salientou o reitor Janir Soares.

Prefeito Juscelino Roque (ao centro) dirigindo palavras ao secretário Paulo Roberto e ao coordenador Helbert Pitorra, tendo ao lado o reitor da UFVJM, Janir Soares, e o subsecretário de Direitos Humanos de Minas Gerais, Duílio Campos(Foto: Ronaldo Lopes Guimarães)
Prefeito Juscelino Roque (ao centro) dirigindo palavras ao secretário Paulo Roberto e ao coordenador Helbert Pitorra, tendo ao lado o reitor da UFVJM, Janir Soares, e o subsecretário de Direitos Humanos de Minas Gerais, Duílio Campos
(Foto: Ronaldo Lopes Guimarães)

 

A comunidade foi muito receptiva e agradeceu aos visitantes servindo um café acompanhado de bolo de fubá, ao som de sanfona e violão entoando a Folia de Reis(Foto: Ronaldo Lopes Guimarães)
A comunidade foi muito receptiva e agradeceu aos visitantes servindo um café acompanhado de bolo de fubá, ao som de sanfona e violão entoando a Folia de Reis
(Foto: Ronaldo Lopes Guimarães)

Por Reitoria