10ª edição do curso Fala Ciência

publicado 12/11/2021 16h21, última modificação 12/11/2021 16h55
18 de novembro
Quando
18/11/2021
de 09h00 até 17h00
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Evento on-line
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

A pandemia do novo coronavírus e os episódios de negacionismo da ciência levaram muitos pesquisadores e instituições a criarem projetos de divulgação da ciência direcionados ao público não especializado. Mas, o que é divulgação científica e como fazê-la com eficiência? Debater esses temas é o objetivo da 10ª edição do curso Fala Ciência, promovido pela Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC). O evento acontece na próxima quinta-feira, dia 18 de novembro, e a transmissão será pelo canal do Fala Ciência no YouTube. As inscrições gratuitas podem ser feitas por meio da plataforma Sympla.

Esta 10ª edição do evento promete um dia inteiro dedicado a quem quer saber mais sobre divulgação científica. O curso começa às 9h com uma rápida abertura feita pelo presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, pela presidente da Liga da Ciência Preta Brasileira, Luciana Maria Silva, e pela coordenadora da RMCC, Nayane Breder. Em seguida, o professor Yurij Castelfranchi (UFMG) explica por que deveríamos formar um ecossistema de divulgadores da ciência e como atuar contra a desinformação e o negacionismo.  Ainda na parte da manhã, às 11h, Valéria de Fátima Raimundo (UFMG) e Denise Nacif Pimenta (Fiocruz-MG) mostram algumas boas práticas de divulgação científica que estão sendo realizadas por instituições mineiras.

À tarde, a partir das 14h, Dilian Caiafa (Fundep) e Mariana Lacerda (MHNJB/UFMG) debatem as possibilidades de financiamento coletivo como estratégia complementar para a arrecadação de recursos para bons projetos. Apesar do crescimento no ambiente digital, a prática ainda é recente no contexto científico e desafia pesquisadores a interagirem além de suas comunidades. E, para encerrar, Fábia Lima (UFMG) e Paulo Basílio (PUC/MG) discutem os desafios das assessorias de comunicação das instituições de lidarem com a proliferação de perfis institucionais nas plataformas digitais.

O Fala Ciência é aberto a todos os interessados e emite certificados de participação. 

Confira a programação:

 

 

A Rede Mineira de Comunicação Científica – RMCC

A RMCC foi criada em 2014 com o objetivo de reunir e dar força às instituições e aos agentes divulgadores de ciência, tecnologia e inovação em Minas Gerais. Além de comunicar os resultados e avanços da pesquisa, a rede promove a formação de seus membros e da comunidade onde atuam. A UFVJM faz parte da Rede Mineira de Comunicação Científica desde sua criação e é representada pela Diretoria de Comunicação Social.