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Webinário destaca diálogo como principal caminho para superar desafios do ensino remoto emergencial

publicado: 26/06/2020 21h10, última modificação: 26/06/2020 21h12
Comunidade acadêmica mais uma vez prestigiou evento, contribuindo com discussão e interação

Para dar continuidade ao diálogo sobre os limites e possibilidades para a implantação do ensino remoto emergencial na UFVJM, foi realizado hoje o segundo e último dia do 2º webinário “Mediações Tecnológicas para o Ensino Remoto Emergencial: perspectivas e desafios na UFVJM”, uma organização da Diretoria de Educação Aberta e a Distância (Dead). O encontro foi novamente conduzido pelo reitor Janir Alves Soares, que destacou a importância do diálogo e das decisões colegiadas, e a mediação foi feita pela diretora da Diretoria de Comunicação Social (Dicom), Anna Bastos Faria. A mesa-redonda contou com a participação da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), representada pelo diretor Elton Pereira Rosa, e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), representada pelo pró-reitor, Marcus Vinícius Carvalho Guelpelli; diretora de Cultura, Cristiane Tolentino Machado, e diretor de Extensão, Flávio Cesar Freitas Vieira. Mais uma vez, a comunidade acadêmica prestigiou o evento on-line, contribuindo com a discussão através de perguntas e interação com os participantes da mesa-redonda. 

Diálogo, união de esforços e planejamento

O reitor da UFVJM, professor Janir Alves Soares, destacou o diálogo, união de esforços e planejamento como fundamentais para a tomada de decisões mais assertivas neste momento de pandemia da Covid-19. Para ele, a realização do webinário é um importante caminho para a busca de soluções e para a divulgação do que tem sido planejado pela gestão. “Percebemos que temos que ampliar as fronteiras através do diálogo, mesmo na situação a distância. Os participantes do webinário são as principais figuras que estão trabalhando para a implantação do ensino remoto na UFVJM, por isso a sua realização é tão importante”, comenta. “Precisamos unir esforços e ideias para planejarmos um grande salto. Temos trabalhado pouco com as tecnologias digitais na universidade, não temos essa prática. O momento, portanto, é de ampliar esse acesso e torná-lo prática de ensino permanente, de atualizar o conteúdo de aulas teóricas para digitais. Temos elementos legais para trabalhar, recursos próprios e extraordinários do MEC. Queremos trazer uma nova realidade para a UFVJM e essa união de esforços é que vai nos permitir superar as dificuldades e os frágeis indicadores de ensino que temos atualmente. Estamos investindo na Dead, DTI e nas pró-reitorias finalísticas, para que Proace tenha condições de melhor acolher o nosso estudante nesse novo cenário de ensino remoto. Esse é um compromisso da universidade”, completa o reitor. 

Plataforma de colaboração gratuita em fase de testes

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) está bastante envolvida nas discussões para o planejamento institucional do ensino remoto emergencial. De acordo com o diretor Elton Pereira Rosa, uma importante ação do setor são os testes que estão sendo realizados para a implantação da plataforma de colaboração gratuita G Suite for Education, que irá disponibilizar um e-mail institucional para cada aluno e professor, além de um espaço sem limites para armazenamento. Em sua fala, Elton apresentou as responsabilidades e atendimentos da DTI, demonstrando a grande demanda e importância do setor para o funcionamento geral da universidade e para o ensino remoto. Segundo ele, em 2019, foram mais de 7 mil atendimentos da comunidade acadêmica. Neste ano, até 15 de março, antes da pandemia, o setor atendeu quase 2 mil pedidos e, até 25 de junho, mais de 1.500. “Esse é um importante espaço para apresentar nosso trabalho para a comunidade. São esforços conjuntos, ninguém consegue avançar sozinho, é preciso diálogo e discussões”, comenta o diretor. Sobre as contribuições da DTI para o ensino remoto emergencial, Elton elenca a participação na equipe multidisciplinar sugerida pela Dead; disponibilização do gerador de energia elétrica; implantação da plataforma de colaboração gratuita G Suite for Education, já em fase avançada de testes; avaliação de outras plataformas gratuitas, como o Office 365 Education; aperfeiçoamento da integração do e-Campus com o Moodle e demais adequações necessárias; e aperfeiçoamento dos mecanismos de monitoramento do Data Center, sistemas e instalações físicas, garantindo sua continuidade, que é fundamental para o dia a dia da UFVJM.

Educação inclusiva e democrática

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura (Proexc), Marcus Guelpelli, a educação a distância é a forma mais inclusiva e democrática de se atingir um maior número de pessoas. “O que precisamos discutir é o desenvolvimento de políticas para incluir os estudantes das regiões tão carentes de onde vêm os nossos alunos. Esse é um caminho sem volta para a educação a distância e as perspectivas para a área de extensão universitária são maravilhosas”, afirma. Sobre o trabalho de extensão e cultura realizado durante a pandemia, falaram também os respectivos diretores, Flávio Cesar e Cristiane Tolentino. Eles explicaram que foram lançados três editais de enfrentamento ao novo coronavírus e para atender a comunidade neste período de isolamento social: de cursos on-line, banco de alimentos e produção de máscaras a serem distribuídas em todos os campi da UFVJM e em instituições de caridade das regiões onde a universidade atua. No edital de cursos on-line, foram contempladas 19 propostas, com público-alvo de mais de 6 mil pessoas. Segundo os diretores, estão registradas na Proexc 483 ações extensionistas de cursos, projetos e eventos. “Estamos trabalhando a implementação de um novo sistema e o fortalecimento interno da equipe para ampliar as nossas ações, buscando projetos de extensão que possam atender a demanda da comunidade. Um exemplo é o programa ‘Universidade nas Comunidades’, composto por carretas com dois consultórios médicos e odontológicos, que no segundo semestre devem ir para os municípios atender e conhecer as suas necessidades e demandas”, conclui o pró-reitor.

Assista abaixo como foi o 2º dia de webinário “Mediações Tecnológicas para o Ensino Remoto Emergencial: perspectivas e desafios na UFVJM”. E se você perdeu o evento do dia 25 de junho, clique no link  https://youtu.be/X18U84hrSis