Notícias
UFVJM discute calendários e formas de executá-los
Com o objetivo de elaborar uma minuta que estabeleça diretrizes, em caráter temporário e excepcional de atividades acadêmicas de forma não presencial, para os cursos de graduação da UFVJM, em razão da situação de emergência em saúde decorrente da pandemia da Covid-19, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFVJM irá realizar na próxima sexta-feira, dia 27 de novembro, a reunião do Conselho de Graduação (Congrad).
A discussão no Congrad irá abordar a previsão de início dos semestres letivos regulares da graduação em 2021, bem como sua forma de execução (remota, híbrida ou presencial).
De acordo com a pró-reitora, Orlanda Miranda Santos, após a realização das rodas de conversas com as 11 unidades acadêmicas da universidade, no período de 10 a 13 de novembro, a Prograd teve a oportunidade de conhecer melhor a realidade de cada unidade e de cada curso de graduação.
“Com as informações levantadas, podemos agora propor a elaboração de uma minuta com as diretrizes para o ano de 2021. Conforme levantamento realizado por meio de enquete pela Prograd, docentes e discentes, em sua maioria, informaram que desejam retomar o calendário letivo regular no próximo ano”, afirma a pró-reitora.
Os dados brutos podem ser conferidos aqui: resultados de alunos e de professores.
A professora Orlanda explica, ainda, que a mudança na nova proposta da Prograd prevê que toda as unidades/componentes curriculares sejam ofertados normalmente, mas que haverá a flexibilização para o estudante que optar pelo trancamento da matrícula, por exemplo.
“O retorno das atividades presenciais para todos os cursos de graduação ocorrerá quando houver vacinação ou com sinalização positiva dos órgãos de saúde. Ainda que casos específicos possam ser analisados para o ensino híbrido, o planejamento será feito juntamente com os coordenadores de curso, diretores de unidades, a Comissão Permanente de Biossegurança (CPBio) e a Pró-Reitoria de Administração (Proad). As disciplinas com carga horária prática que não puderem, em hipótese alguma, ser ministradas 100% de forma remota, ficarão abertas no sistema e- Campus até que seja possível a atividade acontecer de forma presencial. É muito importante que toda a comunidade acompanhe as discussões”, conclui a professora Orlanda.