UFVJM discute calendários e formas de executá-los

publicado: 24/11/2020 17h06, última modificação: 24/11/2020 17h30
Congrad se reúne no próximo dia 27 para definir diretrizes para 2021

Com o objetivo de elaborar uma minuta que estabeleça diretrizes, em caráter temporário e excepcional de atividades acadêmicas de forma não presencial, para os cursos de graduação  da UFVJM, em razão da situação de emergência em saúde decorrente da pandemia da Covid-19, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFVJM irá realizar na próxima sexta-feira, dia 27 de novembro, a reunião do Conselho de Graduação (Congrad).

A discussão no Congrad irá abordar a previsão de início dos semestres letivos regulares da graduação em 2021, bem como sua forma de execução (remota, híbrida ou presencial).

De acordo com a pró-reitora, Orlanda Miranda Santos, após a realização das rodas de conversas com as 11 unidades acadêmicas da universidade, no período de 10 a 13 de novembro, a Prograd teve a oportunidade de conhecer melhor a realidade de cada unidade e de cada curso de graduação.

“Com as informações levantadas, podemos agora propor a elaboração de uma minuta com as diretrizes para o ano de 2021. Conforme levantamento realizado por meio de enquete pela Prograd, docentes e discentes, em sua maioria, informaram que desejam retomar o calendário letivo regular no próximo ano”, afirma a pró-reitora.

Os dados brutos podem ser conferidos aqui: resultados de alunos e de professores.

A professora Orlanda explica, ainda, que a mudança na nova proposta da Prograd prevê que toda as unidades/componentes curriculares sejam ofertados normalmente, mas que haverá a flexibilização para o estudante que optar pelo trancamento da matrícula, por exemplo.

O retorno das atividades presenciais para todos os cursos de graduação ocorrerá quando houver vacinação ou com sinalização positiva dos órgãos de saúde. Ainda que casos específicos possam ser analisados para o ensino híbrido, o planejamento será feito juntamente com os coordenadores de curso, diretores de unidades, a Comissão Permanente de Biossegurança (CPBio) e a Pró-Reitoria de Administração (Proad). As disciplinas com carga horária prática que não puderem, em hipótese alguma, ser ministradas 100% de forma remota, ficarão abertas no sistema e- Campus até que seja possível a atividade acontecer de forma presencial. É muito importante que toda a comunidade acompanhe as discussões”, conclui a professora Orlanda.

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents