Notícias
Olhares do Campo: Já estão publicados resultados do projeto Diversidade e Educação
Olhares do Campo: comunicação popular e (inter) comunitária enquanto tecnologia educativa é um projeto de ensino centrado tanto no apoio à formação dos licenciandos em Educação do Campo da UFJVM (LEC), quanto no fortalecimento de uma comunicação comunitária na região de abrangência desse curso.
Como produto do projeto “Diversidade e Educação”, desenvolvido pelo Olhares do Campo juntamente com os alunos do 6º período do curso, estão publicados 16 textos sobre o tema.
"A sociedade brasileira deve enfrentar de frente um de seus maiores obstáculos: aceitar sua própria diversidade e combater o racismo. O Brasil é um país de grande miscigenação e a maioria de seus habitantes descende dos negros, porém o racismo persiste em grande intensidade, causando inúmeros problemas como a exclusão, desigualdade racial e social”, explicam Leidimar Gomes da Costa e Nayara Pereira Gomes, autoras do artigo O Racismo e a Pobreza da População Negra Brasileira.
Os outros títulos são:
- A Escola Tem um Papel Importante na Prevenção da Gravidez na Adolescência
- Visibilidade Trans: conhecer para respeitar
- Apropriação Cultural: ação inconsciente ou crime?
- As Mulheres Nunca São Culpadas pelo Estupro
- Educação Sexual e Proteção à Vida
- O Consumo Consciente, Moda e Trabalho Escravo
- Os Verdadeiros Donos das Terras
- Família para além dos Laços Sanguíneos
- Violência, Feminicídio e Direitos das Mulheres
- As Cotas Raciais e a Revolução Silenciosa
- As Controvérsias do Estado Laico
- Famílias LGBT's
- A Ditadura da Beleza da Mulher
- Abaixo a Meritocracia
- Intolerância Religiosa no Brasil
Os textos são publicados no site do projeto Olhares do Campo, no qual estão disponíveis também matérias, artigos de opinião e demais produções. É possível acompanhar pelo Facebook os trabalhos do grupo.
Olhares do Campo
Olhares do Campo: comunicação popular e (inter) comunitária enquanto tecnologia educativa é um laboratório de comunicação comunitária centrado na produção de textos jornalísticos por e para comunidades campesinas. O projeto foi aprovado em editais do Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (PROAE/UFVJM) e conta com colaboradores nas seguintes regiões do estado: Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas.