Materiais de segurança da UFVJM são doados à Santa Casa de Caridade de Diamantina

publicado: 23/03/2020 20h20, última modificação: 23/03/2020 20h30
Protetores faciais, óculos e máscaras vão auxiliar o trabalho no CTI adulto do município

Neste momento de pandemia do novo coronavírus (Sars2) que provoca a Covid 19 e afeta todo o Brasil, a UFVJM continua colaborando com as casas de saúde de Diamantina na doação de materiais e também no envolvimento dos alunos da Faculdade de Medicina (Famed) no estágio e na residência médica.

Nessa segunda-feira, 23/3, foram doados materiais de segurança a serem utilizados, principalmente, no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Santa Casa de Caridade de Diamantina. Os equipamentos - protetores faciais; diversos tipos de óculos de proteção (multiperfurados, de proteção contra partículas e de segurança); e mais de 300 máscaras, com filtro e sem filtro - foram disponibilizados pela Diretoria de Atenção à Saúde (Dasa), da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Proace).

Professor Janir Alves Soares, reitor da UFVJM, faz a entrega dos materiais de segurança ao diretor administrativo da Santa Casa de Caridade de Diamantina, Dalgésio João dos Santos (foto: Divulgação/UFVJM)

Parte dos materiais doados pela UFVJM ao CTI adulto de Diamantina (foto: Divulgação/UFVJM)

O reitor da UFVJM, professor Janir Alves Soares, reiterou o compromisso da instituição em ajudar a combater o coronavírus nas regiões onde a universidade está inserida. “Estamos trabalhando para adquirir insumos para a fabricação de álcool gel dentro da própria universidade. Se der certo, o produto poderá ser doado e distribuído à população”, explica o reitor.

Parceria com a Funed

Outra iniciativa importante da UFVJM foi a apresentação de uma proposta de parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed) para a realização do teste do coronavírus na sede da universidade, em Diamantina. “Temos os laboratórios e os profissionais técnicos, só nos faltam os insumos para a realização dos exames laboratoriais. Para tentar viabilizar esses insumos e a autorização para realizar os exames, já estamos em contato com o governo de Minas, com o MEC e com integrantes da Frente Parlamentar da UFVJM. Esperamos ter um retorno em breve”, esclarece e finaliza o reitor Janir Soares.