Notícias

Grupo de Pesquisa em Literatura, Arte e Cultura da UFVJM lança jornal Vozes Femininas

publicado: 16/10/2020 17h12, última modificação: 16/10/2020 17h31
Com periodicidade semestral, a publicação on-line é um jornal feminista que discute pautas relacionadas à emancipação de todas as mulheres


O coro é coletivo e nos exige disposição e coragem para a luta, como sempre”. Essa é uma das mensagens trazidas na primeira edição do jornal
Vozes Femininas, lançado pelo Grupo de Pesquisa em Literatura, Arte e Cultura (LAC) da UFVJM. Com periodicidade semestral, o jornal teve seu número 1 publicado no último mês de setembro, em versão on-line que pode ser conferido aqui. Em seu editorial, o Vozes Femininas apresenta-se com o objetivo de ser um espaço para pensar sobre as interseccionalidades e os desafios diante dos avanços e retrocessos nos direitos das mulheres.

De acordo com a editora responsável pelo jornal, a professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas (UFVJM) e coordenadora do LAC, Fernanda Valim Côrtes Miguel, o Vozes Femininas surgiu da vontade de um grupo de pesquisadoras de fazer intercâmbio entre instituições, comunidades e grupos interessados na condição da mulher no mundo contemporâneo. “O jornal é o primeiro resultado de nosso projeto de extensão universitária na UFVJM e agrega um grupo grande de colaboradoras. Ele ainda não possui financiamento de nenhuma natureza. No entanto, possui uma rede importante de apoio, inclusive de outros grupos de pesquisa e projetos, o que consolida seu caráter extensionista”, explica.

Fernanda Valim conta que o nome da publicação é uma homenagem ao primeiro jornal feminista da cidade de Diamantina, o Voz Feminina, produzido na passagem do século XIX para o XX. “O que desejamos é fortalecer conexões, criar leitoras e escritoras em potencial, fomentar nosso protagonismo, desfazer apagamentos e expandir nossas redes de informação, lutando contra as opressões, valorizando as mulheres e seus diversos movimentos políticos, artísticos, históricos, culturais e sociais”, revela a professora.

Além dos integrantes do LAC, o jornal conta com a participação de escritores da comunidade externa da UFVJM. “Temos colaboradoras de todo o país e até fora dele e pretendemos seguir ampliando essas possibilidades”, explica a professora Fernanda. A lista com os nomes de todos os colaboradores do jornal pode ser conferida no expediente do jornal (página 2). E, para outras informações sobre a publicação, o contato pode ser feito pelo e-mail lacgrupodeestudos@gmail.com.

  

LAC

O Grupo de Pesquisa em Literatura, Arte e Cultura é cadastrado no diretório de pesquisa do CNPq e autenticado pela UFVJM. Os integrantes do LAC são professores e pesquisadores envolvidos com essa temática. Grande parte dos professores de Literatura da UFVJM também é integrante do grupo. O principal objetivo do grupo é fortalecer uma rede de colaboração interna e externa à instituição (UFVJM), sobretudo de diálogo entre pesquisas e possibilidades colaborativas. No momento, o grupo possui duas linhas de pesquisa: Literatura e memória cultural e Literatura e outras artes.