Notícias
Alunos da UFVJM conquistam 1º lugar em concurso nacional para estudantes de Engenharia
Os alunos do curso de Engenharia Civil do Campus do Mucuri da UFVJM, Bruno Miranda Borges e Everaldo Fernandes Lopes, com orientação do professor Eduardo Lourenço Pinto, conquistaram o primeiro lugar em concurso nacional para estudantes de Engenharia. Com o tema “Segunda Ponte entre o Brasil e o Paraguai”, o concurso buscou pelo melhor projeto para concepção alternativa com estruturas de aço para a ponte sobre o Rio Paraná. O concurso foi realizado pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), e contou com a participação de diversas universidades do país. O resultado foi divulgado no último dia 9 de setembro.
De acordo com o professor do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (Icet), orientador do projeto, Eduardo Lourenço, a equipe desenvolveu, em apenas quatro meses, o projeto de uma ponte mista de aço e concreto com 2 vãos laterais de 140 metros e um vão central livre de 480 metros, assim totalizando o comprimento de 760 metros. “O problema enfrentado pelos alunos participantes do concurso foi conceber uma alternativa com estruturas de aço para a ponte sobre o Rio Paraná com uma extensão total de 760 metros, dimensionando as estruturas, definindo um esquema de montagem e uma estimativa de custo empregando uma superestrutura de aço ou mista de aço e concreto, considerando todos os dados fornecidos no edital”, destaca.
Eduardo explica que a segunda ponte já está sendo construída no Rio Paraná, entre Foz do Iguaçu (PR) e Presidente Franco, cidade paraguaia vizinha à Ciudad del Este, onde está localizada a Ponte da Amizade. Mas, “apesar de estar em execução e de já existirem outros projetos para a Segunda Ponte entre o Brasil e o Paraguai, pela importância da travessia, o CBCA, junto com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), incentiva a criatividade dos alunos para propor soluções diferentes e criativas para a travessia empregando estruturas de aço ou mistas de aço e concreto”.
No site do concurso, o CBCA esclarece que “a exclusivo critério do CBCA, o projeto vencedor poderá ser executado, tornando-se realidade a construção da passarela projetada pela equipe vencedora, a quem serão atribuídos os respectivos créditos e direitos autorais morais”. E, para o professor Eduardo, essa conquista representa a “constatação de que o nosso ensino na graduação dividido em duas etapas (Bacharelado em Ciência e Tecnologia e o curso de Engenharia Civil) está cumprindo a sua missão e está de parabéns!”.
O professor destaca que o desafio proposto pelo edital abrangeu a multidisciplinaridade das áreas do conhecimento que os alunos desenvolveram no curso, empregando para isso a visão crítica, a criatividade, raciocínio lógico e investigativo. “Espero que essa conquista sirva para motivar e impulsionar os nossos alunos, bem como, nossos ex-alunos também. Muito obrigado por este momento e saibam que essa conquista é nossa! #orgulhodeserufvjm", comemora Eduardo.
(Foto: arquivo pessoal)
CONHEÇA AS EQUIPES GANHADORAS
1 º Colocado: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
Equipe: Bruno Miranda Borges e Everaldo Fernandes Lopes / Orientador: Eduardo Lourenço Pinto
Conheça o projeto aqui.
2 º Colocado: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Equipe: Lucas Muniz Valani; Polyanna Pascoal de Sousa Domingues; Murillo Melo Rodrigues Queiroz; Ronan de Oliveira Pereira Bezerra; Lucas Araujo Felicio dos Santos; e Suzana Dias de Sá Fernandez / Orientador: Michèle Schubert Pfeil
Conheça o projeto aqui.
3 º Colocado: Instituto Mauá de Tecnologia
Equipe: Raquel Meirelles Bolelli; Bruno Cesare Lanzoni; Carolina Leutwiler Veglione; Michelle Bonatti de Souza; Luis Felipe Vallilo Sierra; André Bottosso Justi / Orientador: Fabio Selleio Prado / Co-Orientador: Pedro Henrique Cerento de Lyra
Conheça o projeto aqui.
COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO JULGADORA
A comissão julgadora foi composta pelos membros e convidados da comissão executiva do CBCA, e por representantes dos seguintes institutos/associações:
ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural;
ABPE – Associação Brasileira de Pontes e Estruturas;
IE – Instituto de Engenharia;
AsBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura.
O QUE FOI JULGADO
- Apresentação geral e cumprimento das bases técnicas.
- Partido geral e versatilidade da solução apresentada e memória explicativa.
- Valores estéticos, técnicos e inovação.
- Coerência entre a abordagem e o resultado.
- Nível do desenvolvimento e resolução do projetado.
- Apropriado uso e desenho das estruturas de aço.
MAIS INFORMAÇÕE SOBRE O CONCURSO
Saiba todos os detalhes sobre a competição no edital do concurso, acessando o site do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA).
O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFVJM
-
Grau: Bacharelado
-
Modalidade: Presencial
-
Titulação: Engenheiro Civil
-
Número de vagas: 40 vagas/semestre
-
Turno: Integral
-
Tempo de duração: Mínimo - 5 anos / Máximo - 7,5 anos
-
Carga horária total: 3960 horas
-
Unidade acadêmica vinculada: Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia – Campus do Mucuri – Teófilo Otoni
Saiba mais sobre o curso aqui.