Notícias
UFVJM forma primeira engenheira física em Minas Gerais
Jacilene Martins Medeiros é a primeira aluna a se formar em um curso de engenharia no Campus Janaúba da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). A acadêmica faz parte da turma de estudantes que iniciaram os estudos no primeiro semestre de 2014. Jacilene recebeu o título de Engenheira Física em 7 de agosto de 2019, sendo o primeiro concedido pelo Campus Janaúba.
Além de ser a primeira engenheira física a colar grau no Campus Janaúba, ela também é a primeira engenheira física formada no estado de Minas Gerais. Segundo o professor Thiago Franchi Pereira da Silva, diretor do Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia (IECT/Campus Janaúba) e e ex-coordenador do curso, há em Minas Gerais somente duas universidades que ofertam o curso de Engenharia Física: a Universidade Federal de Lavras e a UFVJM. O curso de Lavras é mais recente e ainda não tem turma formada.
Para Jacilene, o sentimento é de perseverança e gratidão pela vitória. “A ficha não caiu ainda. Mas, o sentimento é de satisfação, orgulho e dever cumprido com sucesso. Foi muito difícil chegar aqui. Passei por muitíssimos desafios, o sentimento de desistência era constante”, comentou.
A aluna, natural de Janaúba, pretende seguir carreira acadêmica e dar continuidade aos estudos. Recentemente, foi aprovada em 3º lugar para o mestrado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), na área de fotônica.
Quem acompanhou a caminhada acadêmica de Jacilene de perto foi o professor Fabiano Ferrari, seu orientador. "Tenho muito orgulho de ver o quanto a Jacilene evoluiu ao longo dos dois anos que tive a oportunidade de tê-la como minha aluna de iniciação científica. Desejo a ela muito sucesso nessa carreira que está começando", disse
Cerimônia foi realizada no Centro Cultural Marly Sarney, em Janaúba (fotos: Roberto Allan Ribeiro Silva/UFVJM)
Nesta semana colaram grau 21 alunos do curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, que agora terão a oportunidade de fazer a transição para os cursos de engenharia da UFVJM. Saiba mais sobre os cursos da UFVJM no portal institucional.
Com informações do jornalista Rafael Teixeira, de Janaúba.