Notícias

Reitoria divulga nota sobre bloqueio do Campus JK

publicado: 26/09/2019 14h58, última modificação: 26/09/2019 18h48
Aumento da tarifa de transporte público motivou estudantes a fecharem entrada do campus

A reitoria da UFVJM informa que não foi comunicada oficialmente sobre o bloqueio da entrada do Campus JK no dia de hoje, 26/9, promovido pelos estudantes, que protestam contra o aumento da passagem do transporte público municipal. A reitoria compreende os impactos do aumento da passagem, uma vez que existem altos índices de vulnerabilidade socioeconômica e que o aumento da tarifa pode influenciar a evasão de alunos.

Entretanto, entende que a manifestação deve ocorrer de forma a não prejudicar o andamento das atividades administrativas e acadêmicas da universidade. Sendo assim, espera-se que a entrada ao Campus JK seja liberada, de forma pacífica, até às 12h do dia de hoje, para que seja possível retomar o funcionamento da UFVJM. Após isso haverá ação legal cabível.

É válido ressaltar que não é atribuição do reitor a política de preços do transporte público urbano, a qual é regida por lei específica, e há convênio celebrado entre prefeitura municipal e a empresa. A reitoria ressalta  que houve uma tentativa de mediação junto à prefeitura, empresa de ônibus e  representantes dos alunos e continua empenhada na resolução das questões acadêmicas, aberta ao diálogo, sem que haja prejuízos à instituição.