Palestra “Tomada de decisão clínica em cuidados paliativos”

publicado 19/07/2021 16h46, última modificação 19/07/2021 16h46
19 de julho
19/07/2021 from 19h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Evento on-line
Site
Visite o site do evento

Na noite de hoje (19/7) tem palestra sobre o tema “Tomada de decisão clínica em cuidados paliativos”. Organizada pela Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos (LACUP), a palestra faz parte de uma série de aulas abertas oferecidas pela Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos (LACUP) da UFVJM com o objetivo de discutir temas relevantes relacionados aos cuidados paliativos.

O evento será às 19h e terá como palestrante a médica geriatra paliativista e atual presidente da Sociedade de Tanatologia de Minas Gerais (Sotamig), Camila Rabelo Monteiro de Andrade. A palestra é aberta para a participação de toda a comunidade, interna externa da UFVJM, e será realizada pela plataforma Google Meet, com acesso aqui. Não é necessário fazer inscrição para participar do evento.

De acordo com a professora da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS), Ana Carolina Lanza Queiroz, “as aulas abertas têm como principal objetivo reunir profissionais que são referência em cuidados paliativos para uma conversa proveitosa e informal com membros da universidade e da comunidade em geral sobre os cuidados paliativos na atualidade. As discussões e desmistificações sobre o tema, apesar de extremamente necessárias, ainda são incipientes nos currículos dos profissionais de saúde, e a LACUP objetiva suprir essa lacuna por meio de encontros semanais”.

A professora explica que as tomadas de decisões sobre tratamentos e processo de morte são extremamente relevantes quando se objetiva o cuidado integral do paciente e de sua família. “Discutir a atuação multidisciplinar e as formas de comunicação constituem ferramentas importantes e devem ser reconhecidas e debatidas desde o início da formação profissional”, defende Ana Carolina.

Para saber mais sobre o evento, acesse o Instagram da Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos da UFVJM: @lacupufvjm. Para contato com a LACUP UFVJM, envie um e-mail para o endereço: liga.paliativos@ufvjm.edu.br.