Minicurso Ética Profissional e Pessoal

publicado 20/10/2020 11h56, última modificação 20/10/2020 16h13
3 a 20 de novembro
03/11/2020 até 20/11/2020 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Evento on-line

Entre os dias 3 e 20 de novembro, o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UFVJM, em Diamantina, irá realizar o minicurso "Ética Profissional e Pessoal", através da facilitadora professora Raquel Sapunaru. Segundo ela, esse minicurso foi idealizado para que o interessado faça do seu jeito e no seu tempo. A proposta é que o aluno do minicurso leia os slides e responda as atividades, reflexões e exercícios, de cima para baixo, quando quiser e puder. “Entrarei na sala de aula, de hora em hora, para ver se há questionamentos. Assim, a liberdade é total”, afirma a professora.

O objetivo da idealizadora do curso é chamar atenção para as várias perguntas que compõem o programa. "São reflexões filosóficas sobre o tema porque não se trata de uma abordagem histórica da ética, mas de situações que envolvem a ética no ambiente profissional e pessoal. Por isso, os debates na sala de aula serão muito apreciados!", complementa.

As questões que irão compor o programa do minicurso são:

1. Trata-se de uma adaptação de um curso elaborado especialmente para o MBA em Administração Contábil da Universidade Mackenzie-Rio;
  2. Todas as informações técnicas (materiais, orientações etc) foram obtidas na biblioteca do Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): https://www.coppead.ufrj.br/pt/biblioteca/;
  3. As inscrições deverão ser feitas por e-mail, através de solicitação enviada para o endereço: raquel.sapunaru@ict.ufvjm.edu.br;
  4. O minicurso tem duração de 20h, divididas em: 3h para ler os slides, 1h para responder cada pergunta, 2h para ler cada texto;
  5. As respostas das reflexões e dos exercícios deverão ser enviadas através da plataforma on-line Google Classroom;
  6. Serão discutidos os conceitos de moral, ética, cultura empresarial, resolução de conflitos, mudanças comportamentais em ambientes de trabalho e endocultura.

O curso é aberto a todas as pessoas, da comunidade interna e externa, e são ofertadas 25 vagas.

As inscrições devem ser feitas enviando um e-mail para , informando o nome completo e a ocupação.