2º Simpósio de Psiquiatria e Saúde Mental de Teófilo Otoni

publicado 13/11/2020 15h53, última modificação 13/11/2020 16h57
20 a 24 de novembro
20/11/2020 até 24/11/2020 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Evento on-line
Visite o site do evento

Já estão abertas as inscrições para o 2º Simpósio de Psiquiatria e Saúde Mental de Teófilo Otoni (Simpsam – TO). Nessa edição, o evento vai abordar o tema “Um olhar que integra: em busca da valorização da saúde mental”, com programação totalmente on-line, a partir do próximo dia 20 de novembro. As inscrições podem ser realizadas pelo site do evento, aqui, e dá a oportunidade de acesso ao conteúdo, com direito a certificado de participação, para quem se inscrever até o dia 13 de dezembro. O 2º Simpsam é organizado pela Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina do Mucuri (Fammuc).

De acordo com a coordenadora docente do evento, a professora Camila de Lima, o simpósio contará com palestras divididas entre quatro eixos temáticos, com temas relevantes e profissionais de todo o Brasil. “As palestras serão realizadas entre os dias 20 e 24 de novembro e depois ficarão disponíveis para acesso até o dia 20 de dezembro, para quem se inscrever até 13 de dezembro. Os temas serão: “Saúde mental e a pandemia da Covid-19”; “Um olhar que integra: em busca da valorização da saúde mental”; “Terapias integrativas e complementares ao cuidado da saúde mental”; e “Valorização da vida e prevenção do suicídio”, informa.

A professora também destaca que, além do foco acadêmico, o Simpsam também vai possibilitar que os participantes façam uma ação beneficente para a saúde de Teófilo Otoni. Ao se inscrever, o participante pode optar por inscrição gratuita ou por fazer uma doação, a partir de R$ 5, para o Consultório na Rua, de Teófilo Otoni. “O 2º SIMPSAM-TO é um simpósio multidisciplinar sobre saúde mental, e tem como público-alvo estudantes e profissionais da área da saúde e público geral interessado nos temas. Além disso, o 2º SIMPSAM-TO tem caráter beneficente, a fim de arrecadar doações à equipe do Consultório na Rua de Teófilo Otoni”, explica Camila.

Consultório na Rua

Toda renda doada ao 2º SIMPSAM-TO será destinada à equipe do Consultório na Rua (eCR) da cidade de Teófilo Otoni, Minas Gerais. Ela foi instituída em 2011 pela Política Nacional de Atenção Básica e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados. A equipe multiprofissional desenvolve ações integrais de saúde frente às necessidades do seu público-alvo. Ela realiza suas atividades de forma itinerante e em parceria com as equipes das Unidades Básicas de Saúde do território.

Saiba mais sobre o 2º Simpósio de Psiquiatria e Saúde Mental de Teófilo Otoni aqui.