Zootecnia

Diamantina - Campus JK

Zootecnia

A Zootecnia é a ciência aplicada que estuda e aperfeiçoa os meios de promover a adaptação econômica animal-ambiente de criação, bem como do ambiente ao animal. Por isso, no curso estuda-se a criação, a conservação, a produção e o melhoramento genético animal, com ênfase para os animais de importância econômica, sendo também aplicada a outros tipos de animais, com a perspectiva de compreender suas relações, preservação e suas utilidades e serviços úteis ao homem de forma tecnicamente eficiente, economicamente viável, socialmente justa, ambientalmente correta e eticamente adequada. A partir dessa definição, a criação de animais deixou de ser exclusivamente uma arte e passou a possuir bases científicas que estão inseridas na área de Ciências Agrárias.

 

Perfil do Profissional

Os profissionais formados no curso de graduação em Zootecnia do Campus JK da UFVJM, em Diamantina-MG, estarão capacitados com conhecimento técnico, científico e tecnológico para atuar na produção de animais, comprometidos com o desenvolvimento da produção animal regional e nacional, progresso social e proteção ambiental. O profissional terá senso crítico e de responsabilidade, que lhe permitam planejar, gerenciar e empreender em diferentes sistemas de produção animal, otimizando a utilização dos recursos potencialmente disponíveis e tecnologias adaptadas ao contexto social, desenvolvendo pesquisas e ações de extensão e de ensino, de modo a melhorar o local em que estão inseridos.

 

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho do zootecnista é amplo e abrange diversas áreas do agronegócio, tais como: administração de propriedades rurais (fazendas, granjas e haras) e planejamento (nutrição animal, melhoramento genético e manejo dos animais), visando ao bem-estar animal e à melhoria da qualidade de produção; elaboração de projetos agropecuários e agroindustriais (indústrias de rações, produtos biológicos e outros insumos para animais); órgãos públicos, como agente de desenvolvimento rural; criação de animais para lazer, companhia, animais exóticos e de serviços; julgamentos de animais, exposições e feiras agropecuárias; laboratórios de pesquisa científica e tecnológica, zoológicos. Busca sempre na sua atuação associar o uso de tecnologias modernas de produção animal ao desenvolvimento sustentável, de maneira a difundir o conhecimento com atitude e ações de caráter ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente eficientes.

 

O Curso na UFVJM

O curso de graduação em Zootecnia do Campus JK da UFVJM em Diamantina-MG foi autorizado pela Portaria nº 1.302, de 4 de julho de 2001, publicada no D.O.U. de 5 de julho de 2001, com efetivo início em março de 2002. O curso é composto por professores doutores formados nas respectivas áreas de atuação. Está inserido no Campus JK, sendo composto por fazendas experimentais, setores e laboratórios nos quais ocorrem as aulas teóricas e práticas, além da possibilidade de realização de estágios. O curso de Zootecnia do Campus JK é o único a formar bacharéis em Zootecnia nas Mesorregiões dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, de onde muitos discentes são oriundos. Esse fato permite a possibilidade de produção eficiente, suficiente e com rentabilidade, com o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e garantidoras do bem-estar dos animais. Consequentemente, são observadas melhorias nos indicadores humanos e econômicos dessas mesorregiões.

 

Dados do Curso

  • Curso de Graduação: Zootecnia
  • Grau: Bacharelado
  • Modalidade: Presencial
  • Titulação: Bacharel em Zootecnia
  • Regime de matrícula: Semestral
  • Número de vagas: 25 vagas/semestre
  • Turno: Integral
  • Tempo de duração: Mínimo - 5 anos / Máximo - 7,5 anos
  • Carga horária total: 3705 horas 
  • Ano de início do curso: 2002/1
  • Unidade acadêmica vinculada: Faculdade de Ciências Agrárias
  • Departamento vinculado: Departamento de Zootecnia
  • Ato de Autorização de Funcionamento: Portaria MEC nº 1302, de 4 de julho de 2001
  • Ato de reconhecimento: Portaria SESU nº 531, de 25 de agosto de 2006
  • Ato de renovação de reconhecimento de curso: Portaria SERES/MEC nº 133 de 01/03/2018

 

 

Grade Curricular e Corpo Docente

 

 

Última modificação 21/03/2024