Matemática

Teófilo Otoni - Campus do Mucuri

Foto ilustrativa do curso de Matemática da UFVJM

A Matemática tem caráter de ciência básica e ao mesmo tempo ferramenta, visto que o matemático busca deduzir resultados a partir de conceitos básicos e hipóteses, mediante raciocínio puramente lógico, além de criar modelos que caracterizam e quantificam relações próprias de outras ciências, por exemplo: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas. Dentro desse marco referencial é que o curso de Matemática da UFVJM está inserido, tendo como objetivo a formação de professores de Matemática do ensino fundamental e médio com perfil centrado em uma sólida formação geral e com domínio técnico-científico dos estudos relacionados com a formação específica, peculiar ao curso, além do domínio da questão pedagógica.

 

Perfil do Profissional

O trabalho é desenvolvido para garantir ao egresso uma sólida formação nos conteúdos de Matemática e o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias ao exercício da profissão a ao prosseguimento dos estudos acadêmicos.

Além disso, propõem-se discussões e estudos para que o licenciando desenvolva a compreensão de que conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos e a ciência do seu papel social, para que esteja apto para interpretar as múltiplas realidades nas quais seus alunos – sejam crianças, jovens ou adultos – estejam inseridos.

 

Mercado de Trabalho

O curso de Matemática, na modalidade licenciatura, habilita para o exercício da docência da Matemática na educação básica, mas esse não é o único caminho para o licenciado. Se optar por prosseguir seus estudos fazendo mestrado e doutorado, poderá atuar no magistério superior e/ou se dedicar à pesquisa.

Além disso, o matemático pode contribuir de forma significativa em diversas atividades ou áreas. Há uma tendência crescente que empresas contratem equipes multidisciplinares, nas quais os matemáticos contribuem com cálculos estatísticos, minimização de custos e otimização no uso de materiais, por exemplo. No serviço público, existem concursos específicos para os formados em matemática e também outros com exigência de formação superior, em que os conhecimentos adquiridos durante o curso constituem um diferencial nos processos seletivos.

 

O Curso na UFVJM

O curso busca se alinhar com a missão e os valores da UFVJM de desenvolver, disseminar e aplicar o conhecimento por meio da pesquisa, do ensino e da extensão.

No ensino, a estrutura curricular aprovada foi resultado de ampla discussão nos órgãos colegiados, para que atendesse às necessidades do perfil dos alunos do Campus do Mucuri. O curso conta com vários projetos de apoio ao ensino, como o PET – Programa de Educação Tutorial; Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (Proae), Monitoria e Programa de Bolsa de Iniciação a Docência e Residência Pedagógica. Quanto ao incentivo à pesquisa, são ofertados projetos de pesquisa com a participação de alunos do curso de Matemática e dos demais cursos do Campus do Mucuri. Em relação à extensão, o curso de Matemática conta atualmente com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Projeto Parque da Ciência, além de diversos outros projetos apoiados pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) e Programa de Bolsas de Apoio à Cultura e à Arte (Procarte).

 

Dados do Curso

  • Curso de Graduação: Matemática
  • Grau: Licenciatura
  • Modalidade: Presencial
  • Titulação: Licenciado em Matemática
  • Regime de matrícula: Semestral
  • Número de vagas: 30 vagas/semestre
  • Turno: Noturno
  • Tempo de duração: Mínimo - 4,5 anos / Máximo - 6,5 anos
  • Carga horária total: 3210 horas 
  • Ano/Semestre de início do curso: 2006/2
  • Unidade acadêmica vinculada: Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas
  • Departamento vinculado: Departamento de Matemática
  • Ato de criação: Ata COSUP 229 de 31/12/2006
  • Ato de autorização de funcionamento: Portaria UFVJM nº 120, de 22 de fevereiro de 2007
  • Ato de reconhecimento: Portaria SERES/MEC nº 322, de 21 julho de 2016 retificada no Diário Oficial da União em 15 de agosto de 2016, página 14

 

 

Grade Curricular e Corpo Docente

 

 

Última modificação 6/8/2019