Letras

Diamantina - Campus JK

Letras

O profissional de Letras dedica sua vida acadêmica ao estudo da linguagem, em suas mais variadas manifestações. Os campos principais de trabalho, pesquisa e ensino do profissional de Letras são os das diferentes línguas e suas respectivas literaturas, além das mais variadas manifestações culturais. Dedica-se à leitura e à escrita, e seu foco é estudar aprofundadamente a linguagem, sua aquisição e modalidades, seus usos e funções, seus campos de disputas, suas relações de poder na sociedade, suas materialidades discursivas, a questão da tradução, o aprendizado e o ensino da língua materna, além de um ou mais idiomas estrangeiros. A partir de sua formação aprende (e ensina) muito sobre a cultura de diferentes grupos sociais, sobre seu modo de ver o mundo e de agir sobre ele. O profissional de Letras está sempre desenvolvendo suas habilidades interpretativas, comunicativas, artísticas e linguísticas, bem como sua capacidade de ensinar e de produzir conhecimentos e ideias, podendo se dedicar às carreiras de educador, pesquisador e tradutor, entre outras.

 

Perfil do Profissional

O curso investe prioritariamente na formação de um profissional investigativo, ético e competente, capaz de gerenciar de forma autônoma seu desenvolvimento profissional e intelectual. Objetiva formar profissionais que possam atuar no magistério de forma crítica e reflexiva, fazendo uso da(s) língua(s) e da(s) literatura(s) estudada(s) para o desenvolvimento de competência linguística de excelência e de profundo conhecimento das diferentes variedades linguísticas e das distintas manifestações literárias.

 

Mercado de Trabalho

O atual mercado de trabalho para o profissional formado em Letras compreende várias possibilidades. Ele pode trabalhar em escolas da educação básica (públicas e privadas) dos níveis Fundamental e Médio como professor de Português, de Inglês e/ou de Espanhol, e de Literatura Brasileira e/ou Estrangeira. Pode também trabalhar em instituições de ensino de idiomas como professor de Inglês e/ou de Espanhol, e de Português para Estrangeiros. Pode, ainda, trabalhar como editor, consultor, redator ou revisor em diversos segmentos do mercado, como agências de publicidade, jornais, revistas, empresas públicas e privadas, editoras, sites provedores de conteúdo, empresas de comunicação.

Finalmente, o profissional de Letras pode trabalhar como tradutor em diversos segmentos do mercado, ou como secretário bilíngue em empresas.

 

O Curso na UFVJM

Na UFVJM, o curso de licenciatura em Letras oferece cinco percursos formativos, sendo três deles em línguas modernas e os outros dois bilíngues: (1) em Língua Portuguesa e suas Literaturas; (2) em Língua Hispânica e suas Literaturas; (3) em Língua Inglesa e suas Literaturas; (4) em Língua Portuguesa e Hispânica e suas respectivas Literaturas (percurso bilíngue); (5) em Língua Portuguesa e Inglesa e suas respectivas Literaturas (percurso bilíngue).

O curso de licenciatura em Letras da UFVJM existe desde 2012, formando educadores de forma qualificada e participando de vários programas e projetos de Ensino, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – (Pibid) e o Núcleo de Língua Inglesa (NucLi). Também está vinculado a vários projetos de pesquisa, bem como a variados programas, projetos e cursos de extensão e cultura, que mantêm um diálogo permanente entre a comunidade universitária e a sociedade. Além de contar com 5 laboratórios equipados para o ensino e a pesquisa nas áreas de (1) Letras (LabLet); (2) Língua Portuguesa (Elepê); (3) Linguística (TecSignum); (4) Práticas de Ensino de Línguas (LaPEL); (5) Literatura, Artes e Cultura (LabLAC), além de ter como seu maior diferencial um corpo de professores altamente qualificado: dos atuais 31 docentes do curso, 28 são doutores e 13 deles já têm pós-doutorado (dados de meados de 2019).

Para os graduados do curso que quiserem seguir carreira depois da graduação, o curso de Letras está vinculado a três programas de pós-graduação da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, como o mestrado em Ciências Humanas (PPGCH), o mestrado em Educação (PPGED) e o mestrado em Estudos Rurais (PPGER).

 

Dados do Curso

  • Curso de Graduação: Letras
  • Grau: Licenciatura
  • Modalidade: Presencial
  • Titulação: Letras Português/Espanhol ou Letras Português/Inglês
  • Regime de matrícula: Semestral
  • Número de vagas: 60 vagas/semestre
  • Turno: Noturno
  • Tempo de duração: Mínimo - 5 anos / Máximo - 7,5 anos
  • Carga horária total: 4200 horas 
  • Ano/Semestre de início do curso: 2018/2
  • Unidade acadêmica vinculada: Faculdade Interdisciplinar em Humanidades
  • Departamento vinculado: Departamento de Letras
  • Ato de autorização de funcionamento: Resolução no 29 - CONSU de 07/11/08. Resolução no 23 – CONSEPE, de 27/08/08
  • Ato de reconhecimento: LETRAS PORT/ESPANHOL: Portaria SERES/MEC no 649 de 10/12/2013, publicada em 11/12/2013
    LETRAS PORT/INGLÊS:Portaria SERES/MEC no 308 de 20/05/2014, publicada em 21/05/2014
  • Ato de renovação de reconhecimento de curso: LETRAS PORT/ESPANHOL:Portaria SERES/MEC 1098 de 24/12/2015, publicada em 30/12/2015 LETRAS PORT/INGLÊS: Portaria SERES/MEC 1098 de 24/12/2015, publicada em 30/12/2015

 

 

Grade Curricular e Corpo Docente

 

LETRAS - PORT/ESPANHOL:

 

LETRAS - PORT/INGLÊS:

 

Última modificação 20/11/2019