Licenciatura em Educação do Campo – LEC

Diamantina - Núcleos de Alternância

Foto ilustrativa do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM

A Licenciatura em Educação do Campo (LEC) é um curso regular, presencial e ofertado em alternância que visa, principalmente, a formação de professores para atuar em escolas que atendam às populações do campo. O curso é estruturado a partir da articulação entre ações de ensino, pesquisa e extensão que promovam a educação do campo e os estudos referentes às suas populações. Seu objetivo é promover a formação de professores contextualizada na realidade dos povos do campo, fundamentação importante para a materialização das políticas públicas.

 

Perfil do Profissional

O curso visa formar um profissional capaz de considerar a diversidade das experiências educacionais e de desenvolvimento territorial que vêm sendo desenvolvidas de forma inovadora por movimentos sociais, organizações não-governamentais e instituições públicas. Para isso, deve fazer parte do perfil do licenciado o domínio dos saberes das diversas áreas do conhecimento, contempladas na matriz curricular do curso, visando não só a mediação na docência, mas também a produção de novos saberes, e a posição crítica em relação às situações educativas, assumindo compromisso com a realidade social contemporânea das populações do campo. O curso de Educação do Campo na UFVJM parte de uma formação básica e horizontal abrangendo a área das ciências humanas e educação, oferecendo duas habilitações, uma na áreas de Ciências da Natureza e outra na área de Linguagens e Códigos. O estudante deverá fazer a opção por uma das habilitações oferecidas.

 

Mercado de Trabalho

O campo de atuação profissional do licenciado em Educação do Campo abrange cargos como professor/educador em escolas de ensino fundamental e médio, em escolas públicas, privadas ou comunitárias, que, preferencialmente, tenham uma ligação com o campo. Além da atuação nas escolas, estará apto a atuar em outros contextos formativos, como organizações e instituição que realizam trabalhos de extensão e pesquisa, assim como atividades de educação não formal. O graduado em Educação do Campo, a partir da habilitação concluída, também estará apto a complementar sua formação ingressando em cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, tanto de mestrado e doutorado e, poderá, assim, expandir as possibilidades de atuação profissional. Nesse sentido, é de se ressaltar que, no contexto do Campo, existem muitas iniciativas e ações, que vão além da escola regular e da educação formal, como trabalhos vinculados às organizações não governamentais, empresas de pesquisa, extensão e assistência técnica, entre outras iniciativas que igualmente necessitam de profissionais academicamente qualificados.

 

O Curso na UFVJM

Na habilitação em Linguagens e Códigos, o educador atuará com os conteúdos de Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura. Já nas Ciências da Natureza, atuará com conteúdos de Ciências, Biologia, Física e Química. As atividades integradoras que ocorrem no tempo comunidade são desenvolvidas nos núcleos de alternância que estão distribuídos nas diferentes regiões de origem dos estudantes. A cada ano, após a matrícula dos estudantes ingressantes, esses núcleos podem ser ajustados de acordo com a origem dos estudantes. Para os ajustes são considerados critérios como, por exemplo, a relação de 15 estudantes por professor coordenador do núcleo. Atualmente estamos atuando em 9 núcleos: Diamantina, Serro, Rio Doce, Veredinha, Turmalina/Padre João Afonso, Montes Claros, Rio Pardo de Minas, Médio e Baixo Jequitinhonha e Mucuri/Ouro Verde de Minas.

 

Dados do Curso

  • Curso de Graduação: Educação do Campo
  • Grau: Licenciatura
  • Modalidade: Presencial
  • Titulação: Licenciado em Educação do Campo
  • Regime de matrícula: Anual
  • Número de vagas: Linguagens e Códigos: 30 vagas/semestre
    Ciências da Natureza: 30 vagas/semestre
  • Turno: Integral
  • Tempo de duração: Mínimo - 4 anos / Máximo - 6 anos
  • Carga horária total: Linguagens e Códigos: 3600 horas
    Ciências da Natureza: 3630 horas
  • Ano de início do curso: 2013
  • Unidade acadêmica vinculada: Faculdade Interdisciplinar em Humanidades
  • Departamento vinculado: Departamento de Educação do Campo
  • Ato de criação/autorização de funcionamento: Resolução CONSU no. 08 de 09/08/2013
  • Ato de reconhecimento: Portaria de reconhecimento nº 1.027, de 17 de dezembro de 2015

 

 

Grade Curricular e Corpo Docente

 

EDUCAÇÃO DO CAMPO - CIÊNCIAS DA NATUREZA:

 

EDUCAÇÃO DO CAMPO - LINGUAGENS E CÓDIGOS:

 

Última modificação 13/8/2019