Licenciatura em Educação do Campo – LEC
A Licenciatura em Educação do Campo (LEC) é um curso regular, presencial e ofertado em alternância que visa, principalmente, a formação de professores para atuar em escolas que atendam às populações do campo. O curso é estruturado a partir da articulação entre ações de ensino, pesquisa e extensão que promovam a educação do campo e os estudos referentes às suas populações. Seu objetivo é promover a formação de professores contextualizada na realidade dos povos do campo, fundamentação importante para a materialização das políticas públicas.
Perfil do Profissional
O curso visa formar um profissional capaz de considerar a diversidade das experiências educacionais e de desenvolvimento territorial que vêm sendo desenvolvidas de forma inovadora por movimentos sociais, organizações não-governamentais e instituições públicas. Para isso, deve fazer parte do perfil do licenciado o domínio dos saberes das diversas áreas do conhecimento, contempladas na matriz curricular do curso, visando não só a mediação na docência, mas também a produção de novos saberes, e a posição crítica em relação às situações educativas, assumindo compromisso com a realidade social contemporânea das populações do campo. O curso de Educação do Campo na UFVJM parte de uma formação básica e horizontal abrangendo a área das ciências humanas e educação, oferecendo duas habilitações, uma na áreas de Ciências da Natureza e outra na área de Linguagens e Códigos. O estudante deverá fazer a opção por uma das habilitações oferecidas.
Mercado de Trabalho
O campo de atuação profissional do licenciado em Educação do Campo abrange cargos como professor/educador em escolas de ensino fundamental e médio, em escolas públicas, privadas ou comunitárias, que, preferencialmente, tenham uma ligação com o campo. Além da atuação nas escolas, estará apto a atuar em outros contextos formativos, como organizações e instituição que realizam trabalhos de extensão e pesquisa, assim como atividades de educação não formal. O graduado em Educação do Campo, a partir da habilitação concluída, também estará apto a complementar sua formação ingressando em cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, tanto de mestrado e doutorado e, poderá, assim, expandir as possibilidades de atuação profissional. Nesse sentido, é de se ressaltar que, no contexto do Campo, existem muitas iniciativas e ações, que vão além da escola regular e da educação formal, como trabalhos vinculados às organizações não governamentais, empresas de pesquisa, extensão e assistência técnica, entre outras iniciativas que igualmente necessitam de profissionais academicamente qualificados.
O Curso na UFVJM
Na habilitação em Linguagens e Códigos, o educador atuará com os conteúdos de Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura. Já nas Ciências da Natureza, atuará com conteúdos de Ciências, Biologia, Física e Química. As atividades integradoras que ocorrem no tempo comunidade são desenvolvidas nos núcleos de alternância que estão distribuídos nas diferentes regiões de origem dos estudantes. A cada ano, após a matrícula dos estudantes ingressantes, esses núcleos podem ser ajustados de acordo com a origem dos estudantes. Para os ajustes são considerados critérios como, por exemplo, a relação de 15 estudantes por professor coordenador do núcleo. Atualmente estamos atuando em 9 núcleos: Diamantina, Serro, Rio Doce, Veredinha, Turmalina/Padre João Afonso, Montes Claros, Rio Pardo de Minas, Médio e Baixo Jequitinhonha e Mucuri/Ouro Verde de Minas.
Dados do Curso
- Curso de Graduação: Educação do Campo
- Grau: Licenciatura
- Modalidade: Presencial
- Titulação: Licenciado em Educação do Campo
- Regime de matrícula: Anual
- Número de vagas: Linguagens e Códigos: 30 vagas/semestre
Ciências da Natureza: 30 vagas/semestre - Turno: Integral
- Tempo de duração: Mínimo - 4 anos / Máximo - 6 anos
- Carga horária total: Linguagens e Códigos: 3600 horas
Ciências da Natureza: 3630 horas - Ano de início do curso: 2013
- Unidade acadêmica vinculada: Faculdade Interdisciplinar em Humanidades
- Departamento vinculado: Departamento de Educação do Campo
- Ato de criação/autorização de funcionamento: Resolução CONSU no. 08 de 09/08/2013
- Ato de reconhecimento: Portaria de reconhecimento nº 1.027, de 17 de dezembro de 2015
Saiba Mais
Grade Curricular e Corpo Docente
EDUCAÇÃO DO CAMPO - CIÊNCIAS DA NATUREZA:
EDUCAÇÃO DO CAMPO - LINGUAGENS E CÓDIGOS:
Última modificação 13/8/2019