Engenharia Geológica

Diamantina - Campus JK

Foto para ilustrar o curso de Engenharia Geológica

A Geologia é uma ciência moderna fundamentada na observação, análise e interpretação do registro rochoso, no escopo da compreensão do Sistema Terra. Apoia-se nos conceitos da Matemática, Biologia, Física e Química, configurando o seu caráter inter e multidisciplinar e a exigência de intensa atualização no uso de novas técnicas e tecnologias. Compete ao engenheiro geólogo ou ao geólogo a busca de recursos naturais úteis à humanidade, mantida a sustentabilidade do planeta.

 

Perfil do Profissional

O egresso do curso de Engenharia Geológica da UFVJM estará apto a abordar, com atitude crítica e investigativa, questões de interesse estratégico para o país, no que tange a recursos naturais, como água, petróleo e minérios, e no uso e ocupação do território, formulando diagnósticos com os conhecimentos adquiridos e utilizando dos recursos analíticos e tecnológicos disponíveis.  A autonomia e capacitação concedida o habilitarão a participar de maneira pró-ativa no desenvolvimento sustentável regional e nacional, contribuindo para uma sociedade mais justa e democrática.

 

Mercado de Trabalho

As habilidades inerentes ao engenheiro geólogo capacitam-no a atuar em empresas públicas e privadas na prospecção e exploração de recursos naturais e no planejamento estratégico para o uso e ocupação do território. Sua formação científica e multidisciplinar o habilita a atuar na academia e em órgãos de supervisão da administração pública para o planejamento urbano, visando mitigar a ocupação do território, incluindo a prevenção de desastres e contaminação do solo e de mananciais de água. A qualificação técnica o habilita a atuar também na construção civil, em obras diversas como hidrelétricas, túneis e pontes.

 

O Curso na UFVJM

A Geologia como meio de garantir a soberania do território foi percebida pelo Presidente Kubitschek, que promoveu a implantação simultânea, em 1957, de sete cursos de graduação em sete estados do país como estratégia para assegurar o reconhecimento do território nacional e fomentar o desenvolvimento econômico através da mineração. A implantação do curso de Engenharia Geológica na UFVJM representa a retomada da tradição e vocação natural da região para a Geologia, sobretudo estudos sobre a Serra do Espinhaço, laboratório natural espetacular para o ensino e pesquisas no âmbito das geociências. Ademais, Diamantina goza de especial apreço da comunidade geológica brasileira.

 

Dados do Curso

  • Curso de Graduação: Engenharia Geológica
  • Grau: Bacharelado
  • Modalidade: Presencial
  • Titulação: Engenheiro Geológico
  • Regime de matrícula: Semestral
  • Número de vagas: 30 vagas/semestre
  • Turno: Integral
  • Tempo de duração: Mínimo - 5 anos / Máximo - 7,5 anos, incluindo a entrada via Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T).
  • Carga horária total: 4080 horas 
  • Ano/Semestre de início do curso: 2014/2
  • Unidade acadêmica vinculada: Instituto de Ciência e Tecnologia
  • Departamento vinculado: Departamento de Engenharia Geológica
  • Ato de autorização de funcionamento e reconhecimento : Resolução nº 12 – CONSU, de 24 de abril de 2014, e Resolução nº 09 – CONSU, de 27 de março de 2014

 

 

Grade Curricular e Corpo Docente

  

 

Última modificação 28/11/2019