Educação Física (Bacharelado)

Diamantina - Campus JK

Foto ilustrativa do curso de Educação Física da UFVJM

A Educação Física é uma das áreas do conhecimento que tem raízes históricas já nos primórdios da civilização humana. Atualmente, a Educação Física constitui-se em uma área interdisciplinar que busca em diversas matrizes científicas subsídios para organizar sua prática. O educador físico lida com diferentes conhecimentos sobre o corpo, tais como as ginásticas, as danças, as artes marciais, os esportes, além de acompanhar as inovações nas mais diversas técnicas corporais desenvolvidas na atualidade. O educador físico possui a responsabilidade de organizar pedagogicamente esses conhecimentos e possibilitar o acesso qualificado às diferentes técnicas e conhecimentos do corpo em diferentes espaços e campos de atuação profissional.

 

Perfil do Profissional

O profissional formado pela UFVJM no curso de bacharelado em Educação Física deverá ter uma formação que o permita compreender seu papel fundamental na sociedade, analisando de forma crítica e objetiva a realidade que o cerca, para nela atuar de forma relevante. Ele deverá ser capaz de atuar na promoção da saúde e prevenção de doenças de crianças, jovens, adultos e idosos, por meio da análise das necessidades e objetivos das pessoas, motivações que as levam a se movimentar, planejamento de atividades que atinjam esses objetivos e atendam aos anseios, sempre com base em conhecimentos científicos atualizados.

 

Mercado de Trabalho

O bacharel em Educação Física formado na UFVJM estará habilitado para atuar no campo da Educação Física não escolar. Mais especificamente, estará habilitado a atuar na área da pesquisa científica, trabalhar individualmente ou em equipes multidisciplinares, no diagnóstico, planejamento e intervenção em práticas corporais diversas, no lazer e saúde para indivíduos ou grupos de pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes, adultos e idosos) em espaços diversos, tais como: clubes, academias de ginástica, hotéis, hospitais, postos de saúde, órgãos públicos, empresas e outros.

 

O Curso na UFVJM

O curso conta com diversos laboratórios para aulas práticas, realização de cursos de extensão, salas com acesso à internet, ginásio poliesportivo, campo de futebol oficial com arquibancada, pista de atletismo oficial, além de contar com parcerias externas para realização das atividades didáticas, como a Prefeitura Municipal de Diamantina, escolas e academias de ginástica. O curso oferece ainda oportunidades para o aluno participar de grupos de pesquisa, parte fundamental para qualquer formação de um profissional completo. Essa estrutura permite que o aluno do curso de bacharelado em Educação Física tenha formação ampla e adequada para enfrentar o mercado de trabalho e atuar de forma competente e diferenciada.

 

Dados do Curso

  • Curso de Graduação: Educação Física
  • Grau: Bacharelado
  • Modalidade: Presencial
  • Titulação: Bacharelado em Educação Física
  • Regime de matrícula: Semestral
  • Número de vagas: 18 vagas/semestre
  • Turno: Diurno e Vespertino
  • Tempo de duração: Mínimo - 4 anos / Máximo - 6 anos
  • Carga horária total: 3555 horas 
  • Ano de início do curso: 2014
  • Unidade acadêmica vinculada: Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde
  • Departamento vinculado: Departamento de Educação Física
  • Ato de autorização de funcionamento: Resolução no 02 – CONSU, de 14 de fevereiro de 2014

 

 

Grade Curricular e Corpo Docente

 

 

Última modificação 10/6/2019