Agronomia

Campus Unaí

Foto ilustrativa do curso de Agronomia em Unaí da UFVJM

Agronomia é uma ciência agrária que se apropria de diversas áreas do conhecimento com a finalidade de atuar tanto na agricultura familiar quanto no agronegócio. Os profissionais que são formados em Agronomia são conhecidos como engenheiros agrônomos, pois além de se prepararem em campos das Ciências Naturais, também devem possuir um conjunto de conhecimentos em outras áreas, como a Engenharia, a Economia. A principal função da Agronomia é garantir a qualidade e eficiência dos processos de produção agrícola e pecuária.

 

Perfil do Profissional

O engenheiro agrônomo formado pelo Instituto de Ciências Agrárias da UFVJM deverá possuir uma formação básica sólida e generalista, com capacidade para se especializar em qualquer área do campo da Agronomia, atuando de forma independente e em equipe. Também deve adquirir um comportamento proativo, atuando como empreendedor, multidisciplinar e como vetor de desenvolvimento tecnológico, não se restringindo apenas à sua formação técnica, mas a uma formação ampla, política, ética e moral, com uma visão crítica de sua função social.

 

Mercado de Trabalho

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) consolida as seguintes áreas de atuação do mercado de trabalho para o engenheiro agrônomo: manejo de culturas de interesse agronômico; melhoramento genético vegetal; produção de sementes e mudas; construções rurais; irrigação e drenagem; mecanização e implementos agrícolas; fotointerpretação para fins agrícolas; paisagismo; manejo de plantas daninhas, doenças e pragas de plantas; manejo, classificação e conservação do solo; tecnologia de transformação e conservação de produtos de origem vegetal; economia e crédito rural; planejamento e administração de propriedades agrícolas; agroecologia e extensão rural.

 

O Curso na UFVJM

O objetivo do curso de Agronomia do Instituto de Ciências Agrárias da UFVJM é formar cidadãos aptos a enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, proporcionando ao estudante uma formação ampla, sólida e ética, desenvolvendo sua autonomia intelectual e pensamento crítico. Esse conjunto de conhecimentos adquiridos contribuirá para a solução de problemas da sociedade contemporânea, através do desenvolvimento de competências na construção de seu aprendizado. Além disso, pretende-se que o curso contribua diretamente com a missão de promover a formação de profissionais cidadãos, aptos a valorizar as referências das culturas locais e a contribuir para o desenvolvimento regional.

 

Dados do Curso

  • Curso de Graduação: Engenharia Agronômica
  • Grau: Bacharelado
  • Modalidade: Presencial
  • Titulação: Engenheiro Agrônomo
  • Regime de matrícula: Semestral
  • Número de vagas: 25 vagas/semestre
  • Turno: Integral
  • Tempo de duração: Mínimo - 5 anos / Máximo - 7,5 anos
  • Carga horária total: 3645 horas 
  • Ano/Semestre de início do curso: 2014/1
  • Unidade acadêmica vinculada: Instituto de Ciências Agrárias
  • Ato de criação/autorização: Resolução CONSU nº 18, de 09 de novembro de 2012

 

 

Grade Curricular e Corpo Docente

 

 

Última modificação 11/6/2019