Engenharia de Alimentos

Diamantina - Campus JK

Engenharia de Alimentos

A Engenharia de Alimentos é o ramo da engenharia que engloba todos os elementos relacionados à industrialização de alimentos, bebidas e ingredientes industriais, seja no desenvolvimento, fabricação, conservação, armazenamento, transporte ou comercialização.

O engenheiro de alimentos trabalha ainda na minimização de custos de produção, no desenvolvimento de novos produtos, na manutenção da qualidade, garantindo valor nutricional dos alimentos, seu sabor, sua cor e sua textura; desenvolve ainda tecnologias limpas e processos para aproveitamento de resíduos.

O curso de Engenharia de Alimentos objetiva a formação de um profissional multidisciplinar, apto a aperfeiçoar a produção agroindustrial, com racionalização da produção e valorização da biodiversidade do país, além da agregação de valor e melhoria de propriedades de alimentos e bebidas.

 

Perfil do Profissional

O Engenheiro de Alimentos é um profissional multidisciplinar, capaz de dominar as diversas tecnologias de processamento e conservação de alimentos e bebidas, desde a seleção de matérias-primas de origem animal e vegetal até as fases de produção, desenvolvimento, preservação, acondicionamento e distribuição.

Dentro da indústria de alimentos e bebidas, como indústrias de embalagens e aditivos, por exemplo, o profissional pode atuar em diversos setores, como: produção e processos; controle de qualidade; desenvolvimento de produtos; desenvolvimento de projetos; comercial/marketing e fiscalização de alimentos e bebidas.

Seu campo de atuação inclui ainda as áreas de vendas e assistência técnica de insumos, empresas de serviços, órgãos governamentais de normatização técnica e instituições públicas com consultoria, certificação, auditoria orientação e fiscalização, entre diversas outras.

 

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o Engenheiro de Alimentos está em expansão, em razão da crescente procura por novos alimentos e bebidas, com tendências que vão desde produtos prontos para o consumo, produtos gourmet, alimentos individualizados, alimentos que tragam benefícios para a saúde, enriquecidos ou isentos de algum componente até os alimentos que sejam sustentáveis.

Os principais locais de atuação do engenheiro de alimentos são indústria de alimentos (de origem animal e vegetal) e bebidas; indústrias de embalagens, aditivos e equipamentos; empresas de fast food; órgãos governamentais; segmento acadêmico; setor de marketing e vendas; consultoria técnica; laboratórios de análises químicas e microbiologica de alimentos.

Além disso, cada vez mais, existe o interesse e o incentivo ao empreendedorismo e muitos engenheiros de alimentos investem em negócios próprios.

 

O Curso na UFVJM

O curso de Engenharia de Alimentos da UFVJM desenvolve-se em dois ciclos: o primeiro corresponde à formação básica, através do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BC&T), com duração de três anos. O segundo ciclo dedicado à formação específica da na área de Engenharia de Alimentos, com duração de dois anos.

O Projeto Pedagógico do curso foi elaborado visando oferecer uma elevada carga horária de atividades práticas laboratoriais. As atividades práticas são oferecidas em grande parte do Núcleo de Disciplinas Profissionalizantes, como as Tecnologias de Leite e Derivados, Carnes e Derivados, Cereais e Panificação, Fermentações, Vegetais, entre outras como Química, Bioquímica e Análise de Alimentos, Análise Sensorial, etc.

Atualmente, o curso dispõe de um prédio com novos laboratórios, permitindo atender tanto a realização das atividades práticas das disciplinas como a participação de acadêmicos em projetos de iniciação científica, de pesquisa, extensão e, ainda, o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso.

O aluno do curso ainda pode integrar a empresa júnior do Instituto de Ciência e Tecnologia, para atuar em diversas áreas como empresário júnior e complementar sua formação, além de desenvolver projetos na área de Engenharia de Alimentos visando propiciar o desenvolvimento tecnológico da região.

O curso é responsável pelo evento científico intitulado “Jornada de Engenharia de Alimentos”, que em duas edições apresentou um crescimento constante, com a participação de palestrantes das mais renomadas empresas e instituições do país, além de participantes de diversas instituições brasileiras.

O curso de Engenharia de Alimentos ainda participa de diversos programas e convênios internacionais, como Brafitec (França), Branetec (Holanda), Erasmus (Europa), Brascol (Colômbia), entre outros, oferecendo ao acadêmico a possibilidade de adquirir novas experiências profissionais e ter a vivência aplicada da sua futura profissão, ganhos de currículo, e melhor formação, comprometimento e responsabilidade com sua formação profissional.

Alguns trabalhos desenvolvidos na Engenharia de Alimentos foram reconhecidos em diversas premiações de renome na área, como menções nos prêmios Henri Nestlé, Santander e Feicintec (organizado pelo CREA-MG), entre outros.

A Engenharia de Alimentos ainda é responsável pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, curso de mestrado, uma importante opção profissional para os acadêmicos da área.

 

Dados do Curso

  • Curso de Graduação: Engenharia de Alimentos
  • Grau: Bacharelado
  • Modalidade: Presencial
  • Titulação: Engenheiro de Alimentos
  • Regime de matrícula: Semestral
  • Número de vagas: 40 vagas/semestre
  • Turno: Integral
  • Tempo de duração: Mínimo - 5 anos / Máximo - 7 anos
  • Carga horária total: 3840 horas 
  • Ano de início do curso: 2012
  • Unidade acadêmica vinculada: Instituto de Ciência e Tecnologia
  • Departamento vinculado: Departamento de Engenharia de Alimentos

 

 

Grade Curricular e Corpo Docente

 

 

Última modificação 28/11/2019