Conheça Teófilo Otoni

A mesorregião do Vale do Mucuri é formada pela união de 23 municípios agrupados em duas microrregiões: Nanuque e Teófilo Otoni. O Vale possui esse nome pelo fato de ser percorrido pelo Rio Mucuri. 

O Vale do Mucuri encontra-se exatamente na divisa entre três estados: Minas Gerais, do qual faz parte, Espírito Santo e Bahia. Entre suas principais cidades encontram-se Teófilo Otoni, conhecida por sua economia voltada às pedras preciosas, e Nanuque, que tem a pecuária e agricultura como pontos fortes.

A microrregião de Teófilo Otoni é composta por 13 municípios: Ataléia, Catuji, Franciscópolis, Frei Gaspar, Itaipé, Ladainha, Malacacheta, Novo Oriente de Minas, Ouro Verde de Minas, Pavão, Poté, Setubinha e Teófilo Otoni. 

A cidade de Teófilo Otoni está situada ao nordeste do estado de Minas Gerais e nasceu em função de um sonho do político mineiro Teófilo Benedito Ottoni, que pretendia construir na região a produção e a comercialização do café. A via de ligação natural entre Minas Gerais e o litoral era através do rio principal, o Rio Mucuri. Os europeus, principalmente os alemães, foram de fundamental importância para o progresso da região.

Distância:

  • Belo Horizonte: 450 Km
  • Brasília: 1.026 Km
  • Diamantina: 363 Km
  • Janaúba: 581 Km
  • Unaí: 964 Km