Coronavírus

O coronavírus é um agente relacionado a infecções respiratórias (Covid-19) que podem apresentar-se com um quadro semelhante às demais síndromes gripais; porém, em razão do seu índice de transmissão, são necessários cuidados individuais e coletivos e adaptação à nova etiqueta de convívio social.

A pandemia exige de todos compromisso com a saúde pública e traz a importância da orientação correta sobre os cuidados efetivos para evitar tanto a negligência como o pânico desnecessário.

Por isso, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) constituiu o Comitê de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), composto por membros servidores da instituição, por meio da Portaria nº 629, de 19 de março de 2020. Estão sendo adotadas medidas que visam ao enfrentamento da doença e à conscientização da comunidade interna e externa sobre as ações de prevenção individual e coletivas através da produção e divulgação de materiais informativos.

Orienta-se que a comunidade informe-se sobre o enfrentamento ao novo coronavírus na UFVJM apenas por meio desta página, evitando-se assim a disseminação, inadvertidamente, de notícias falsas.

O que você precisa saber

Lave as mãos; use álcool em gel; cubra o nariz e a boca ao espirrar; mantenha os ambientes bem ventilados; evite tocar boca, nariz e olhos sem lavar as mãos; evite aglomerações; não compartilhe objetos pessoais; evite apertos de mãos, abraços e beijos

Cartaz possui fundo laranja em três tonalidades diferentes. Na parte superior ao centro temos na cor branca o título "Está com sintomas de gripe? Tosse, dor de cabeça, dor no corpo, dor de garganta e/ou febre?", com cor vermelha a partir da palavra "GRIPE". Logo abaixo segue a mensagem na cor preta em um retângulo branco: "Fique em casa!". Ao lado direito temos a mensagem na cor branca em um retângulo laranja: "Isole-se. Não fique perto de outras pessoas! O coronavírus é invisível e pode ser transmitido para quem está próximo!". Em seguida temos também na cor branca "Está com dificuldade para respirar ou apresenta outros sintomas?". Abaixo temos em um retângulo laranja a informação: "Ligue para a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa ou para o Disque Saúde 136 e peça orientações!". Na parte inferior temos "Contatos das unidades de Saúde em Diamantina/MG": Estratégia Saúde da Família (ESP) - Diamante e Vida - Vila Operária -3531-7773 - Rua do Progresso, 63; Estratégia Saúde da Família (ESP) Viver Melhor - Bairro Presidente 3531-1179 Rua Aristides Rabelo, 180; Estratégia Saúde da Família  Cazuza 3531-4188 Rua José Analberto, 610; Estratégia Saúde da Família (ESP) Encontro com a Saúde - Arraial dos Forros 3531-6754 Rua Professor João Evaristo, 232; Estratégia Saúde da Família (ESP) Bela Vista - Bela Vista  3531-9270 Rua Esmeralda, 253; Estratégia Saúde da Família (ESP) Centro 3531-1509 Rua do Rosário, 85; Estratégia Saúde da Família (ESP) Saúde e Vida - Bom Jesus 3531-9513 Rua Elvira Ramos Couto, 482; Estratégia Saúde da Família (ESP) SBM1 - Equipe Sempre Viva - Palha  3531-9629 Rua Família Seca, 1147; Estratégia Saúde da Família (ESP) Gruta de Lourdes 3532-9442 Rua N. Senhora de Lourdes, 3701; Estratégia Saúde da Família (ESP) Renascer - Rio Grande 3531-9522 Rua Herculano Pena, 344; Estratégia Saúde da Família (ESP) Policlínica Municipal de Saúde - Jardim Imperial  3531-9498 Avenida do Contorno, 60. No rodapé, ao lado direito, temos as marcas do NUPEESC e UFVJM.

Fique por dentro das últimas notícias

26/03/2020

Comunicado: Suspensas atividades de campo dos projetos Milho Crioulo e Couto Rural

Ações ficarão suspensas enquanto durar a pandemia causada pelo novo coronavírus