Engenharia Química

Diamantina - Campus JK

Engenharia Química

A Engenharia Química está relacionada ao estudo, desenvolvimento e supervisão de processos industriais, empregando conceitos de transformações físico-químicas para obter produtos de interesse industrial a partir de diferentes matérias-primas. O projeto e operação das plantas industriais, bem como o desenvolvimento de novos produtos, são atribuições do engenheiro químico, utilizando conceitos de física, química, matemática e biologia, considerando aspectos econômicos, ambientais e sociais para projetar e gerenciar indústrias de insumos ou produtos acabados, úteis para a sociedade.

 

Perfil do Profissional

Com formação aprofundada, o engenheiro químico deve ter uma visão abrangente e alta capacidade crítica e criativa frente os novos problemas e tecnologia, com capacidade de desenvolver a efetiva comunicação e trabalho em equipes multidisciplinares, sempre com consciência das implicações sociais, ecológicas e éticas envolvidas em suas decisões. Otimizar o processo de fabricação ou beneficiamento de produtos, introduzindo novas tecnologias; analisar a viabilidade econômica e segurança dos processos, e desenvolver tecnologias limpas são algumas tarefas destinadas ao engenheiro químico.

 

Mercado de Trabalho

Para o engenheiro químico as atividades aplicam-se no setor industrial com alimentos, cosméticos, biotecnologia, nanotecnologia, fertilizantes, fármacos, cimento, papel e celulose; setores químico e petroquímico, têxtil, de combustíveis, processamento de minérios, nuclear, automobilístico, de polímeros, de meio ambiente e tratamento de águas e rejeitos industriais; nas áreas administrativa e comercial; como engenheiro de processo, de pesquisa e de desenvolvimento, em instituições de pesquisa, em consultorias e no magistério superior.

 

O Curso na UFVJM

O curso de Engenharia Química da UFVJM é estruturado em dois ciclos: o primeiro corresponde à formação básica, através do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BC&T), com duração de três anos, e o segundo ciclo está dedicado à formação específica da área de Engenharia Química, totalizando dois anos. O curso de Engenharia Química tem como principais características formar um profissional dentro da multidisciplinaridade, com pensamento crítico e uma sólida formação científica, capaz de aplicar seus conhecimentos básicos e solucionar problemas da área.

 

Dados do Curso

  • Curso de Graduação: Engenharia Química
  • Grau: Bacharelado
  • Modalidade: Presencial
  • Titulação: Bacharel em Engenharia Química
  • Regime de matrícula: Semestral
  • Número de vagas: 40 vagas/semestre
  • Turno: Diurno
  • Tempo de duração: Mínimo - 5 anos / Máximo - 7 anos
  • Carga horária total: 3840 horas
  • Ano de início do curso: 2012
  • Unidade acadêmica vinculada: Instituto de Ciência e Tecnologia
  • Departamento vinculado: Departamento de Engenharia Química

 

 


Grade Curricular e Corpo Docente

 

Última modificação 28/11/2019