Ciência e Tecnologia
A graduação em Ciência e Tecnologia (BCT) da UFVJM propõe uma formação acadêmica ampla, contemplando uma formação básica comum a vários cursos de ciências exatas e tecnológicas. A proposta pedagógica é fundamentada nos pilares da flexibilidade, inovação e interdisciplinaridade, estimulando a autonomia intelectual, a capacidade de pensamento crítico, inovador e empreendedor. Ao final do curso, que tem duração de três anos, o estudante estará apto a ingressar em um dos cursos de engenharia oferecidos pela UFVJM, direcionar-se ao mercado de trabalho ou, então, ingressar em um curso de pós-graduação lato/stricto-sensu.
Perfil do Profissional
Ao concluir o curso de graduação em Ciência e Tecnologia o estudante deverá ter adquirido uma formação superior generalista. O aluno estará academicamente apto para ingressar em um curso de Engenharia, de Ciências Exatas e Tecnológicas ou mesmo em uma pós-graduação. O profissional deverá articular teoria e prática, mobilizando-as de maneira efetiva para atender às funções de natureza estratégica, tecnológica, ambiental e de sustentabilidade, requeridas nos processos de produção, demonstrando, assim, sua formação intelectual, cultural, criativa, reflexiva e transformadora.
Mercado de Trabalho
O curso tem como objetivo apresentar à sociedade um cidadão de nível superior dotado de uma formação ampla e de possibilidade de adaptação à dinâmica científica e tecnológica, sem necessariamente ter uma especialização profissional. Ao concluir o curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia o estudante poderá seguir um caminho para se profissionalizar em um segundo ciclo nas áreas de engenharia ou de áreas conexas, ou atuar em áreas de nível superior envolvendo pesquisas, desenvolvimento e tecnologias no setor público ou privado, ou ainda empreender seu próprio negócio segundo as competências oferecidas durante a sua formação.
O Curso na UFVJM
A UFVJM, ao aderir ao REUNI, assumiu o compromisso de buscar a excelência da qualidade do ensino, o que implica investir em recursos humanos, estrutura física e inserção regional. Novas formas de apropriação e construção do conhecimento associadas a novas estruturas curriculares também estavam associadas às propostas do REUNI, sendo que os bacharelados interdisciplinares constituíam uma maneira natural de implementar essas propostas. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade e a possibilidade de postergar especialização precoce dos estudantes de ensino superior estão entre as principais características dos bacharelados interdisciplinares implantados nesse contexto. Essas características seguem as tendências mundiais para cursos das áreas de ciência exatas e tecnológicas, assim como coadunam com os Referenciais Orientadores para os Bacharelados Interdisciplinares e Similares, com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de engenharia e com as propostas da Confederação Nacional da Indústria.
Para completar sua formação, os egressos podem optar por cursos de engenharias ou ingressar diretamente em cursos de pós-graduação, aprimorando suas habilidades para o exercício da profissão. No Campus JK estão disponíveis os cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Geológica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química. O estudante pode ingressar também em cursos de engenharia ofertados nos campi em Janaúba e Teófilo Otoni. Saiba quais são: Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas, Engenharia Física, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Hídrica.
Dados do Curso
- Curso de Graduação: Ciência e Tecnologia
- Grau: Bacharelado
- Modalidade: Presencial
- Titulação: Bacharel em Ciência e Tecnologia
- Regime de matrícula: Semestral
- Número de vagas: 150 vagas/semestre
- Turno: Integral
- Tempo de duração: Mínimo - 3 anos / Máximo - 4,5 anos
- Carga horária total: 2400 horas
- Ano/Semestre de início do curso: 2009/1
- Unidade acadêmica vinculada: Instituto de Ciência e Tecnologia
- Ato de criação: Resolução nº 20 - CONSEPE, de 21 de agosto de 2008
- Ato de autorização de funcionamento: Resolução no 29 - CONSU, de 07 de novembro de 2008
Saiba Mais
Grade Curricular e Corpo Docente
Última modificação 28/11/2019