Ciências Humanas - Políticas Públicas

Diamantina - Campus JK

Foto ilustrativa do curso de Ciências Humanas da UFVJM

O mundo contemporâneo demanda profissionais atentos à realidade social e capacitados para promover as transformações necessárias à elevação das condições de vida e ao desenvolvimento dos seres humanos. A criação do Bacharelado Interdisciplinar na área das ciências humanas dá-se imbuída dessa missão, ao mesmo tempo que reúne diferentes subáreas e ampliam a compreensão dos contextos econômicos, políticos e sociais e qualificam as práticas sociais dos indivíduos.

 

Perfil do Profissional

O curso de Ciências Humanas - Políticas Públicas terá uma formação generalista, interdisciplinar, humanística e crítica, estando preparado para contribuir para a transformação da sociedade em que irá atuar e capacitado para desenvolver ações no campo das políticas públicas. Seu campo de atuação pode ser tanto o setor público federal, estadual e municipal, ou instituições da sociedade civil organizada, ou ainda empresas privadas executoras de serviços públicos. Podem atuar com planejamento, execução, avaliação, acompanhamento, assessoramento e fiscalização de políticas e serviços públicos.

 

Mercado de Trabalho

A produção de bens e serviços vem exigindo, cada dia mais, profissionais com uma formação generalista e flexível, capazes de se adaptarem rapidamente às mudanças tecnológicas e processuais. Com isso, a demanda por profissionais com o perfil formativo oferecido pelo Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas é crescente. Além disso, o setor de serviços tem a cada ano ampliado sua participação no número de empregos gerados, e demandado profissionais que compreendam os seres humanos e suas práticas cotidianas. Outro fator é a elevação do nível cultural e educacional da população brasileira, que tem exigido políticas públicas mais qualificadas e profissionais mais capacitados no trato da coisa pública.

 

O Curso na UFVJM

O principal diferencial do curso oferecido na UFVJM é sua linha formativa, que capacita os alunos para atuar com políticas públicas desenvolvendo as diferentes atividades que envolvem esse campo profissional. Com uma estrutura curricular que une a sala de aula e o campo profissional, os alunos são inseridos desde o 2º período em instituições ligadas às políticas públicas. Além disso, o curso pode ser concluído em 3 anos. Cabe destacar ainda que todos os professores do curso são portadores do título de doutor, e em sua maioria, vinculados a algum programa de pós-graduação oferecido na UFVJM.

 

Dados do Curso

  • Curso de Graduação: Ciências Humanas - Políticas Públicas
  • Grau: Bacharelado
  • Modalidade: Presencial
  • Titulação: Bacharel interdisciplinar em Ciências Humanas
  • Regime de matrícula: Semestral
  • Número de vagas: 30 vagas/semestre
  • Turno: Noturno
  • Tempo de duração: Mínimo - 3 anos / Máximo - 4,5 anos
  • Carga horária total: 2400 horas 
  • Ano/Semestre de início do curso: 2009/1
  • Unidade acadêmica vinculada: Faculdade Interdisciplinar em Humanidades
  • Ato de autorização de funcionamento: Resolução nº 29- CONSU, de 07 de novembro de 2008
  • Ato de reconhecimento: Portaria SERES/MEC, nº 664 de 12/12/2013, publicada no D.O.U. de 13/12/2013

 

 

Grade Curricular e Corpo Docente

 

 

Última modificação 25/9/2019