1º Ciclo de Encontros Integrados

publicado 01/03/2021 14h28, última modificação 17/03/2021 13h29
1º de março a 15 de abril
01/03/2021 até 15/04/2021 (America/Sao_Paulo / UTC-300)

Banner 1º Ciclo de Encontros Integrados - FIH - Territorio de Partilhas

A Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH) da UFVJM irá promover, a partir de hoje, o 1º Ciclo de Encontros Integrados como atividade do projeto Território de Partilhas, voltado para a promoção do diálogo e do deslocamento entre os sujeitos e espaços envolvidos nas experiências do formar-se e fazer-se professor ou professora nos cursos de licenciatura da FIH.

De acordo com a professora do curso de Letras, Simone de Paula dos Santos, o projeto Território de Partilhas é um movimento que encoraja o atravessamento entre as fronteiras dos diferentes conhecimentos da área das Ciências Humanas e a aproximação entre a universidade e a escola, traçando novos contornos para esse território pelo qual transitam que é a formação docente.

O 1º Ciclo de Encontros Integrados das disciplinas ligadas ao ensino e ao estágio supervisionado dos cursos de Geografia, História, Letras e Pedagogia terá início hoje e acontecerá também ao longo do mês de março e abril. Os encontros serão realizados nas salas do Google Meet para os estudantes da disciplina anfitriã e transmitidos simultaneamente pelo canal do YouTube da FIH.

Nesta primeira semana, estão previstos os seguintes encontros: 1º/3 – 19h: “O estágio como momento de aprendizado e reflexão: comparações entre o estágio presencial e o remoto”, com o prof. Wellington Gonçalves, da rede estadual de ensino de Minas Gerais, convidado pela disciplina “Estágio Supervisionado em História II”; no dia 4/3 – 19h: “Reflexões sobre o estágio remoto”, com Lisia Tabosa de Castro, Analista Educacional da Superintendência Regional de Ensino (SRE Diamantina) e com os discentes do curso de Letras, Jaime Rodrigues Pinto e Amanda Beatriz Dupim Pereira, convidados pelos Estágios Supervisionados em Letras.

Os próximos encontros estão previstos para os dias 12/3, 18/3, 22/3, 24/4, 26/3, 14/4 e 15/4, conforme programação que você pode baixar neste link.

O 1º Ciclo de Encontros Integrados está sendo coordenado pelas professoras Elizabeth Aparecida Duque Seabra (História), Paula Cristina Silva (Pedagogia), Rosiane da Silva Ribeiro Bechler (História), Simone de Paula dos Santos (Letras), pelo técnico administrativo da FIH, Felipe Emídio, e pelo discente de História, Valter Henrique Sousa.

"Em tempos de isolamento, nada melhor do que partilhar, interagir e trocar vivências. O projeto Território de Partilhas veio para integrar espaços formativos com movência e boas reflexões. Sinta-se convidado, pois neste território tem um lugar que é seu também”, concluiu a professora Simone.