Roda de Conversa: Por um turismo contracolonialista em territórios ancestrais

publicado 03/11/2020 13h10, última modificação 03/11/2020 14h14
03/11/2020 from 19h00 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Evento on-line

Hoje (3/11) é dia de roda de conversa na UFVJM. A discussão será "Por um turismo contracolonialista em territórios ancestrais", em formato on-line, às 19h. O evento é realizado pelo curso de Turismo e o Núcleo de Pesquisa em Turismo: Patrimônios, Territórios Descoloniais e Trabalho - Linha de Pesquisa Relações Étnico-Raciais, Descolonialidade e Turismo (UFVJM/CNPq). A conversa será transmitida pelo Canal Turismo ConsCiência, que pode ser acessado aqui.

O evento contará com a participação de Ana Mumbuca, do Quilombo Mumbuca, Jalapão (TO), e Rosiene Francisco dos Santos, do Quilombo Kalunga, Comunidade Engenho 2, Cavalcante (GO). A conversa será mediada pela professora da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH) da UFVJM Ana Flávia Andrade de Figueiredo, que destaca o momento como um espaço para que as convidadas “compartilhem suas trajetórias, processos de enfrentamento, resistência, ancestralidade e como percebem e defendem a relação do turismo em territórios ancestrais”.

A professora ressalta, ainda, que a roda de conversa será um evento para refletir sobre as questões: “o que é ser e defender uma ação contracolonialista no âmbito do turismo?; quais enfrentamentos se impõem ao nomear um território ancestral como destino turístico?; e qual o papel da universidade?.

Para quem participar como ouvinte do evento, será emitido certificado.