Solicitar Comutação Bibliográfica

Sistema de Bibliotecas (Sisbi)

O que é?

Serviço de busca e fornecimento de cópia de partes de periódicos, dissertações, teses e livros, por meio da Comutação Bibliográfica.

Quem pode utilizar este serviço?

O serviço pode ser solicitado por usuários que possuem vínculo com a UFVJM e que estejam cadastrados em uma das bibliotecas do Sisbi. A solicitação deverá ser enviada à biblioteca onde o usuário possui vínculo, por meio do sistema Pergamum.

Etapas para a realização deste serviço

1 Solicitar artigos

1- Acessar o Pergamum UFVJM.
2- Clicar em “meu pergamum”.
3- Digitar número de matrícula e senha.
4- Clicar em “solicitações”.
5- Preencher o formulário e aguardar a resposta que será enviada por e-mail.

Documentos Não há documentação obrigatória.


Custos O valor varia conforme a quantidade de páginas.


Canal de prestação do serviço Web: Acesse o sistema on-line


Tempo de duração da etapa Não estimado ainda.


2 Acompanhar solicitação

Acessar o e-mail registrado na etapa anterior para receber a análise da solicitação. Nessa etapa, o solicitante recebe a informação de que sua solicitação foi atendida, pode ocorrer pedido de informações complementares necessárias para o atendimento da sua solicitação, ou o motivo pelo qual a demanda não será atendida. Os pedidos serão buscados de maneira livre na internet e se não localizados serão solicitados via COMUT. Quando encontrados de maneira gratuita, não ocorrerá cobrança, mas quando forem encontrados no COMUT, o valor do pedido será repassado ao usuário na terceira etapa.

Documentos Não há documentação obrigatória para este serviço.


Custos Este serviço é gratuito ao usuário.


Canal de prestação do serviço Web: E-mail referenciajk@ufvjm.edu.br.


Tempo de duração da etapa Não estimado ainda


3 Receber documento

1- Pagar o boleto enviado via e-mail.
2- Entregar o comprovante de pagamentos na biblioteca ou enviá-lo via e-mail.
3. Aguardar o envio do item solicitado.

Documentos Não há documentação obrigatória.


Custos Variável.


Canal de prestação do serviço Web: E-mail referenciajk@ufvjm.edu.br


Tempo de duração da etapa Não estimado ainda


Outras informações

Quanto tempo leva?

Não estimado ainda.

Validade do Documento?

Este serviço não gera documentação.

A quem se destina?

Estudantes internos de graduação, Estudantes internos de pós-graduação, Professores, Técnicos Administrativos, Terceirizados

Legislações

Regimento do Sisbi: http://www.ufvjm.edu.br/biblioteca/component/docman/doc_view/45-regimento-do-sistema-de-bibliotecas-da-ufvjm.html

Responsável pelo atendimento

Este é um serviço da Seção de Referência de cada biblioteca da UFVJM.

Forma de comunicação com o prestador do serviço

Presencial: na biblioteca do campus da UFVJM onde esteja vinculado.
Web:
e-mail Campus JK: referenciajk@ufvjm.edu.br.
e-mail Campus Mucuri: bibliotecato@ufvjm.edu.br.
e-mail Campus Janaúba: bibliotecajanauba@ufvjm.edu.br.
e-mail Campus Unaí: bibliotecaunai@ufvjm.edu.br.
Telefone:
Campus JK: (38) 3532-1207
Campus Mucuri: (33) 3529-2702
Campus Janaúba: (38) 3677-9950
Campus Unaí: (38) 3829-3100

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade, Respeito, Acessibilidade, Cortesia, Presunção da boa-fé do usuário, Igualdade, Eficiência, Segurança e Ética.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​.