Matricular em curso de pós-graduação stricto sensu

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prppg)

O que é?

Realizar a matrícula de candidato aprovado em processo seletivo no curso de Mestrado ou DoDoutorado ao qual ele concorreu e foi aprovado.

Quem pode utilizar este serviço?

Candidatos aprovados em processo seletivo para cursar mestrado ou doutorado na UFVJM.

Etapas para a realização deste serviço

1 Realizar a Matrícula

O candidato deverá comparecer presencialmente, ou terceiro mediante instrumento particular de procuração, na secretaria da pós-graduação do Campus indicado no edital, na data e horário publicado no edital ou na página da PRPPG.
No ato da matrícula o candidato aprovado deverá apresentar os documentos originais para autenticação pela Secretaria do Programa.
A matrícula poderá ser efetuada mediante instrumento particular de procuração que deverá estar anexada à cópia da identidade do procurador.

Documentos Requerimento Matrícula Aluno Regular;
Fotocópia legível do Diploma de Graduação ou Certidão de conclusão do curso de graduação (todos os candidatos);
Fotocópia legível do Diploma de Mestrado, ou Certidão de conclusão do curso de mestrado, ou cópia da Ata de Defesa da Dissertação de Mestrado (somente para os candidatos ao doutorado). O aluno que entregar a Ata de Defesa da Dissertação de Mestrado fica obrigado a providenciar, no prazo de seis meses, o Diploma de Mestrado ou Certidão de conclusão do curso de mestrado;
Fotocópia do Histórico Escolar do curso de graduação (todos os candidatos); e) fotocópia do Histórico Escolar do curso de mestrado (somente aos candidatos ao doutorado);
Fotocópia legível do documento de identidade, constando órgão emissor e a data de expedição;
Fotocópia legível do documento do Serviço Militar. No caso de estrangeiro os emitidos pela legislação específica;
Fotocópia legível do Título de Eleitor e Certidão atualizada do Cartório Eleitoral. No caso de estrangeiro, os emitidos pela legislação vigente;
Fotocópia legível do CPF;
Fotocópia legível do Passaporte, no caso de estrangeiros;
Fotocópia legível da Certidão de Nascimento;
Fotocópia legível da Certidão de Casamento, se for o caso;
1 foto 3 x 4.


Custos Este serviço é gratuito ao usuário.


Canal de prestação do serviço Presencial: Campus JK – Diamantina/MG Secretaria da pós-graduação / PRPPG - Prédio da Reitoria Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM - Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5000


Tempo de duração da etapa 30 minutos.


2 Realizar a matrícula nas disciplinas no sistema acadêmico E-campus

Acessar o sistema acadêmico e-campus, o discente deverá entrar neste sítio.
Ao acessar o sítio, o aluno deverá entrar com o seu usuário e senha. O usuário é o número de matrícula do aluno e, para quem está acessando o SIGA pela primeira vez a senha inicial é 010101 (zero-um-zero-um-zero-um). Ao acessar pela primeira vez, o aluno será obrigado a trocar a senha por questões de segurança.
Clicar em pós-graduação.
Clicar em seguida em Sequência Curricular, quando serão mostradas as informações do aluno como número de matrícula, curso, etc. Nessa tela também estarão listadas todas as disciplinas que fazem parte da grade do aluno.
As disciplinas da grade do aluno que serão ofertadas no período, aparecerão com o botão “Matricular” na coluna “Situação”. As disciplinas da grade que não serão ofertadas aparecerão com a situação “Não oferecida”. Para se matricular na(s) disciplina(s) da grade basta clicar no botão “Matricular” correspondente à(s) disciplina(s) que o aluno deseja cursar.
Após clicar no botão “Matricular”, aparecerá a confirmação que o aluno foi matriculado na disciplina. Após clicar no botão “OK” o aluno será redirecionado a tela de Sequência Curricular novamente. O aluno deverá repetir esse procedimento para todas as disciplinas que deseja cursar no período.
Matricular em disciplina fora da grade (de outro programa) ATENÇÃO: A matrícula em disciplina fora da grade só será válida se for aprovada pelo professor da disciplina. Para submeter um pedido de matrícula em uma disciplina fora da grade, o aluno deverá ir até o fim da página e clicar na lupa (indicado na seta).
Na janela de pesquisa o aluno poderá procurar a disciplina que não faz parte da sua grade para submeter o pedido de matrícula. Para selecionar a disciplina basta clicar no botão verde que está localizado na primeira coluna.
Após selecionar a disciplina o aluno deverá clicar no botão “Solicitar Matricula” para que seja submetido o pedido de matrícula na disciplina fora da grade.
Após clicar no botão “Solicitar Matrícula”, aparecerá a confirmação de que o pedido de matrícula na disciplina foi solicitado.

Documentos Não é necessário apresentar documentação.


Custos Este serviço é gratuito ao usuário.


Canal de prestação do serviço Web: Acesse o site


Tempo de duração da etapa 30 minutos.


Outras informações

Quanto tempo leva?

Em média 30 minutos.

Validade do Documento?

A conclusão deste serviço não gera nenhum documento a ser entregue ao usuário.

A quem se destina?

Estudantes internos de pós-graduação.

Legislações

Não se aplica.

Responsável pelo atendimento

Secretária da Pós-graduação no Campus JK e Campus Mucuri e atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

Forma de comunicação com o prestador do serviço

Presencial e pelo correios: Campus JK – Diamantina/MG - Secretaria da pós-graduação/PRPPG - Prédio da Reitoria - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM - Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5000 - Alto da Jacuba CEP 39100-000
Telefone: +55 (33) 3529-2700 / +55 (38) 3532-1200 / (38) 3532-1284
Campus do Mucuri - Teófilo Otoni/MG - Secretaria da Pesquisa e Pós-graduação/SPPG - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM - Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371
Telefone: +55 (33) 3529-2700
Web: E-mails:
E-mail sec.pos@ufvjm.edu.br
E-mail sppg-to@ufvjm.edu.br

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade, Respeito, Acessibilidade, Cortesia, Presunção da boa-fé do usuário, Igualdade, Eficiência, Segurança e Ética.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Não existe tratamento a ser dispensado ao usuário diferente do previsto na Lei nº 13.460/17.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​.