Solicitar o trancamento de matrícula no curso

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)
O trancamento de matrícula é o recurso utilizado pelo discente para interromper temporariamente suas atividades acadêmicas, sem perder o vínculo com a instituição. O discente deverá estar devidamente matriculado em unidades curriculares e poderá trancar sua matrícula por dois semestres letivos, consecutivos ou não. A solicitação deverá ser realizada no período estabelecido no calendário acadêmico, mediante requerimento e pagamento de taxa.
Poderá ser solicitado o trancamento de matrícula fora do período estabelecido no calendário acadêmico, por motivo de doença do discente, dos pais, dos filhos ou cônjuge, mediante apresentação de relatório médico e por motivo de cerceamento da liberdade ou por motivo de força maior, mediante justificativa devidamente comprovada, de acordo com a legislação vigente.
O discente deverá frequentar as aulas das unidades curriculares, nas quais esteja devidamente matriculado, até o recebimento do resultado deferindo a solicitação de trancamento, exceto para os casos previstos para solicitação fora do prazo.
Discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFVJM, sendo vedado ao discente quando:
I – Estiver cursando o primeiro período do curso, exceto por motivo de prestação de Serviço Militar Obrigatório (comprovado através da declaração da autoridade do serviço militar) ou por motivo de doença do discente, dos pais, dos filhos ou cônjuge, mediante apresentação de relatório médico ou por motivo de força maior, devidamente comprovado;
II – Após análise acadêmica, for detectada a mudança de estruturas curriculares que o impeça de integralizar o curso no tempo máximo permitido, exceto quando o trancamento for por motivo de força maior;
III – Estiver em dilação de prazo para integralização curricular;
IV – Estiver cumprindo suspensão em virtude de decisão por processo disciplinar discente.

1 Realizar o pagamento da taxa correspondente ao serviço

Para pagar a taxa correspondente ao serviço via Pag@UFVJM, o discente deverá acessar o site do Pag@UFVJM, inserir os dados abaixo e clicar em "Gerar Guia de Pagamento":
CPF/CNPJ;
Nome do contribuinte;
Serviço: 12980 - Graduação - Serviços Educacionais
Valor: R$ 15;
Data de vencimento.

Na tela seguinte, escolha a forma de pagamento (Pix, cartão de crédito ou boleto de GRU Simples).
Confirme os dados e finalize o pagamento.
Após a finalização, você receberá um comprovante de pagamento. Salve-o ou imprima-o para registro e eventuais comprovações futuras.
Acesse o tutorial em arquivo PDF e o tutorial em vídeo para auxiliar no preenchimento da GRU.

CANAIS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

computer Web: Acesse o site


DOCUMENTAÇÃO

CPF.


TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

Atendimento imediato.


CUSTOS

Taxa para trancamento de matrícula: R$15,00.


2 Solicitar o trancamento de matrícula

O discente deverá preencher, imprimir e assinar, ou assinar digitalmente, o requerimento de trancamento de matrícula, anexando o comprovante de pagamento da taxa referente à primeira etapa. Os documentos deverão ser digitalizados e enviados por e-mail para o campus de oferta do curso.
O discente também deverá solicitar junto à Biblioteca, via e-mail ou pessoalmente, a emissão da declaração de nada consta, informando que o mesmo não possui nenhum débito com as Bibliotecas da instituição.

CANAIS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

computer E-mail: Campi Diamantina: dmaa@ufvjm.edu.br
computer E-mail: Campus Janaúba: drca.jan@ufvjm.edu.br
computer E-mail: Campus Unaí: drca.unai@ufvjm.edu.br

computer Web: Campus do Mucuri - Teófilo Otoni: Formulário de trancamento de matrícula


DOCUMENTAÇÃO

Requerimento de trancamento de matrícula
Requerimento de trancamento de matrícula por motivo de força maior
Requerimento de trancamento de matrícula por motivo de saúde
Nada Consta emitido pela Biblioteca
Número de matrícula;
CPF;
Endereço de e-mail;
Telefone fixo e/ou celular.


TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

Não estimado ainda.


CUSTOS

Conforme taxa estabelecida na primeira etapa.


3 Obter o resultado da solicitação

O discente receberá o resultado da solicitação através do e-mail informado no requerimento da etapa anterior e poderá acessar o Sistema de gestão acadêmica/e-Campus para confirmar o lançamento do trancamento de matrícula.

CANAIS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

computer Web: E-mails
E-mail Campus JK - Diamantina: dmaa@ufvjm.edu.br
E-mail Campus do Mucuri - Teófilo Otoni: dmaato@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Janaúba: drca.jan@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Unaí: drca.unai@ufvjm.edu.br


TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

Não estimado ainda.


Quanto tempo leva?

Em média 10 dias úteis, a contar da solicitação.

Validade do Documento?

A conclusão deste serviço não gera nenhum documento a ser entregue ao usuário.

Legislações

Resolução Consepe nº 24/2025 - Regulamento dos cursos de graduação da UFVJM.

Responsável pelo atendimento

Este é um serviço da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

Forma de comunicação com o prestador do serviço

Presencial:
Campus JK - Diamantina: Divisão de Matrícula e Acompanhamento Acadêmico/DMAA
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000 - Alto da Jacuba - CEP 39100-000 – Diamantina/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 09h às 12h e de 13h30 às 17h

Campus do Mucuri - Teófilo Otoni: Divisão de Matrícula e Acompanhamento Acadêmico/DMAATO
Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371 - Teófilo Otoni/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 21h

Campus Janaúba: Divisão de Registro e Controle Acadêmico/DRCAJAN
Avenida Um, nº 4.050 - Cidade Universitária - CEP 39447-814 – Janaúba/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 12h e de 14h às 17h

Campus Unaí: Divisão de Registro e Controle Acadêmico/DRCAUNAÍ
Avenida Universitária, nº 1.000 - Universitários - CEP 38616-970 - Unaí/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 12h e de 13h às 17h

Telefones:
Campus JK: (38) 3532-1200 - ramais 8193 e 8194
Campus do Mucuri: (33) 3529-2700
Campus Janaúba: (38) 3532-6808
Campus Unaí: (38) 3532-6822

Web: E-mails:
E-mail Campus JK: dmaa@ufvjm.edu.br
E-mail Campus do Mucuri: dmaato@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Janaúba: drca.jan@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Unaí: drca.unai@ufvjm.edu.br

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade, Respeito, Acessibilidade, Cortesia, Presunção da boa-fé do usuário, Igualdade, Eficiência, Segurança e Ética.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​.
Não existe outro tratamento prioritário ao usuário a não ser os descritos na Lei nº 10.048/2000