Solicitar colação de grau posterior
O que é?
A colação de grau posterior é o ato oficial de outorga de grau acadêmico, mediante requerimento do discente ou por ato do reitor, realizada em data posterior à prevista no calendário acadêmico.
Quem pode utilizar este serviço?
Discentes dos cursos de graduação da UFVJM, que tenham concluído todos os componentes curriculares obrigatórios e a carga horária total prevista na estrutura curricular do curso e que não tenham participado da solenidade oficial de colação de grau, na data prevista no calendário acadêmico.
Etapas para a realização deste serviço
1 Solicitar colação de grau posterior
Para solicitar a colação de grau posterior, o discente deverá preencher, imprimir e assinar o requerimento próprio, anexando documentação comprobatória de estar quite com a justiça eleitoral e com o serviço militar (se do sexo masculino).
O discente também deverá solicitar junto à Biblioteca, via e-mail ou pessoalmente, o encerramento do seu vínculo e a emissão da declaração de nada consta, informando que o mesmo não possui nenhum débito com as Bibliotecas da instituição.
Os documentos deverão ser protocolados no setor responsável pela matrícula e acompanhamento acadêmico no campus de oferta do curso ou digitalizados e enviados por e-mail, no prazo de até 90 dias a contar da data da solenidade oficial de colação de grau, prevista no calendário acadêmico.
Documentos
Número de matrícula;
CPF;
Endereço de e-mail;
Telefone fixo e/ou celular;
Endereço residencial;
Certidão de quitação eleitoral;
Documento militar atualizado para discentes do sexo masculino.
Documentos a serem preenchidos Download do arquivo
Custos Este serviço é gratuito ao usuário.
Canal de prestação do serviço
Presencial: Setor responsável pela matrícula e acompanhamento acadêmico no campus de oferta do curso, conforme horário de atendimento.
Web: E-mails:
E-mail Campus JK - Diamantina: dmaa@ufvjm.edu.br
E-mail Campus do Mucuri - Teófilo Otoni: dmaato@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Janaúba: drca.jan@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Unaí: drca.unai@ufvjm.edu.br
Tempo de duração da etapa Não estimado ainda.
2 Obter o resultado da solicitação
O discente receberá o resultado da solicitação através do e-mail informado no requerimento da etapa anterior e, em caso de deferimento, será informado sobre a data, horário e local estabelecido pela reitoria para a realização do ato de colação de grau.
Documentos Endereço de e-mail informado no requerimento.
Custos Este serviço é gratuito ao usuário.
Canal de prestação do serviço
Web: E-mails:
E-mail Campus JK - Diamantina: dmaa@ufvjm.edu.br
E-mail Campus do Mucuri - Teófilo Otoni: dmaato@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Janaúba: drca.jan@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Unaí: drca.unai@ufvjm.edu.br
Tempo de duração da etapa Não estimado ainda.
3 Comparecer à solenidade oficial de colação de grau
Após receber o comunicado referente ao resultado da solicitação, o discente ou seu procurador legalmente constituído, deverá comparecer na data, horário e local agendado pela reitoria para realização do ato de colação de grau.
Caso seja necessário nomear um procurador para participar da solenidade oficial, a procuração original, com firma reconhecida em cartório, deverá ser protocolada no setor responsável pela matrícula e acompanhamento acadêmico no campus de oferta do curso, no prazo de até 5 (cinco) dias úteis antes da data agendada para a colação de grau.
Documentos
Procuração original, com firma reconhecida em cartório (caso necessário);
Documento de identificação com foto.
Documentos a serem preenchidos Download do arquivo
Custos Este serviço é gratuito ao usuário.
Canal de prestação do serviço Presencial: O discente ou seu procurador deverá comparecer na data, horário e local agendado para a realização da solenidade oficial de colação de grau, informados na comunicação enviada pelo setor responsável pela matrícula e acompanhamento acadêmico no campus de oferta do curso.
Tempo de duração da etapa Não estimado ainda.
Outras informações
Quanto tempo leva?
Entre 15 e 30 dias úteis, a contar da solicitação.
Validade do Documento?
A conclusão deste serviço gera uma certidão de colação de grau que será válida por 04 meses, até a expedição do diploma de graduação.
A quem se destina?
Estudantes internos de graduação, Estudantes internos de ensino a distância
Legislações
Resolução nº 11/Consepe, de 11 de abril de 2019 - Regulamento dos cursos de graduação da UFVJM.
Responsável pelo atendimento
Este é um serviço da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.
Forma de comunicação com o prestador do serviço
Presencial:
Campus JK - Diamantina: Divisão de Matrícula e Acompanhamento Acadêmico/DMAA
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000 - Alto da Jacuba - CEP 39100-000 – Diamantina/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 09h às 12h e de 13h30 às 17h
Campus do Mucuri - Teófilo Otoni: Divisão de Matrícula e Acompanhamento Acadêmico/DMAATO
Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371 - Teófilo Otoni/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 21h
Campus Janaúba: Divisão de Registro e Controle Acadêmico/DRCAJAN
Avenida Um, nº 4.050 - Cidade Universitária - CEP 39447-814 – Janaúba/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 12h e de 14h às 17h
Campus Unaí: Divisão de Registro e Controle Acadêmico/DRCAUNAÍ
Avenida Universitária, nº 1.000 - Universitários - CEP 38616-970 - Unaí/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 12h e de 13h às 17h
Telefones:
Campus JK: (38) 3532-1200 - ramais 8193 e 8194
Campus do Mucuri: (33) 3529-2700
Campus Janaúba: (38) 3532-6808
Campus Unaí: (38) 3532-6822
Web: E-mails:
E-mail Campus JK: dmaa@ufvjm.edu.br
E-mail Campus do Mucuri: dmaato@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Janaúba: drca.jan@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Unaí: drca.unai@ufvjm.edu.br
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade, Respeito, Acessibilidade, Cortesia, Presunção da boa-fé do usuário, Igualdade, Eficiência, Segurança e Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
Não existe outro tratamento prioritário ao usuário a não ser os descritos na Lei nº 10.048/2000.