Solicitar colação de grau antecipada

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)
A colação de grau antecipada é a antecipação do ato oficial de outorga de grau acadêmico e poderá ser requerida pelo discente, conforme período estabelecido no calendário acadêmico.
Discentes dos cursos de graduação da UFVJM que tenham concluído as atividades acadêmicas exigidas para a integralização do curso, em relação à carga horária e conteúdo programático, e se se enquadrem em uma das seguintes situações:

I - nomeação em concurso público, cuja data de apresentação da documentação deve ser comprovada;
II - contratação por empresa pública ou privada, cuja data de apresentação da documentação ou a data da intenção da contratação deve ser comprovada;
III - aprovação em curso de pós-graduação, cuja data de apresentação da documentação e/ou da matrícula deve ser comprovada;
IV - estiver com viagem marcada para o exterior, cuja data coincida com a data da colação de grau, mediante apresentação do bilhete da passagem aérea;
V - ser servidor público que depende da colação de grau para solicitar incentivo financeiro, desde que comprovada a possibilidade de solicitar tal benefício com a apresentação da Certidão de Colação de Grau;
VI - ser discente-Convênio da Graduação (PEC-G);
VII - discente/servidor apto ao recebimento de promoção funcional em decorrência de sua graduação;
VI - discente aprovado em curso de graduação em instituição pública de ensino superior;
VIII - discente que vai participar de processo seletivo que já deve comprovar previamente a titulação, como acontece nos processos de designação de professores da rede estadual de ensino;
IX - finalização dos componentes curriculares antes do período previsto para colação de grau da turma.

1 Solicitar colação de grau antecipada

Para solicitar a colação de grau antecipada, o discente deverá preencher e assinar o requerimento próprio, anexando os documentos comprobatórios do motivo da solicitação,bem como documentação comprobatória de estar quite com a justiça eleitoral e com o serviço militar (se do sexo masculino).
O discente também deverá solicitar junto à Biblioteca, via e-mailou pessoalmente, a emissão da declaração de nada consta, informando que o mesmo não possui nenhum débito com as Bibliotecas da instituição.
Os documentos deverão ser enviados por e-mail para o setor responsável pela matrícula no campus de oferta do curso, conforme período estabelecido no calendário acadêmico.

CANAIS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

computer E-mail: Campi Diamantina: dmaa@ufvjm.edu.br
computer E-mail: Campus Janaúba: drca.jan@ufvjm.edu.br
computer E-mail: Campus Unaí: drca.unai@ufvjm.edu.br

computer Web: Campus do Mucuri - Teófilo Otoni: Formulário para colação de grau


DOCUMENTAÇÃO

Requerimento de Colação de Grau Antecipada
Número de matrícula;
Endereço de e-mail;
Telefone fixo e/ou celular;
Certidão de quitação eleitoral;
Documento militar atualizado, para discentes do sexo masculino;
Documento comprobatório da situação especial que justifique a antecipação da colação.
Nada Consta emitido pela Biblioteca da UFVJM.


TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

Não estimado ainda.


CUSTOS

Este serviço é gratuito ao usuário.


2 Obter o resultado da solicitação

O discente receberá o resultado da solicitação através do e-mail informado no requerimento da etapa anterior e, em caso de deferimento, será informado sobre a data, horário e local estabelecido pela reitoria para a realização do ato de colação de grau.

CANAIS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

computer Web: E-mails
E-mail Campus JK - Diamantina: dmaa@ufvjm.edu.br;
E-mail Campus do Mucuri - Teófilo Otoni: dmaato@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Janaúba: drca.jan@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Unaí: drca.unai@ufvjm.edu.br


3 Comparecer à solenidade oficial de colação de grau

Após receber o comunicado referente ao resultado da solicitação, o discente ou seu procurador legalmente constituído deverá comparecer na data, horário e local agendado pela Reitoria ou Unidade Acadêmica para realização do ato de colação de grau.
Caso seja necessário nomear um procurador para participar da solenidade oficial, a procuração original, com firma reconhecida em cartório, ou assinatura eletrônica válida, deverá ser protocolada no setor responsável pela matrícula e acompanhamento acadêmico no campus de oferta do curso, no prazo de até 5 (cinco) dias úteis antes da data agendada para a colação de grau.

CANAIS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

man Presencial: O discente ou seu procurador deverá comparecer na data, horário e local agendado para a realização da solenidade oficial de colação de grau, informados na comunicação enviada pelo setor responsável pela matrícula e acompanhamento acadêmico no campus de oferta do curso.


DOCUMENTAÇÃO

Procuração original, com firma reconhecida em cartório ou assinatura eletrônica válida;
Documento de identificação com foto.
Modelo de Procuração: Download do arquivo


Quanto tempo leva?

Em média 10 (dez) dias úteis, a contar da solicitação.

Validade do Documento?

A conclusão deste serviço gera uma certidão de colação de grau que será válida até a expedição do diploma de graduação. A certidão estará disponível para download no sistema e-Campus em até 3 dias úteis após assinatura no Termo de Colação de Grau.
Acessar: e-Campus -> Ensino -> Documentos Finais, para baixar o arquivo.

Legislações

Resolução Consepe nº 24/2025 - Regulamento dos cursos de graduação da UFVJM..

Responsável pelo atendimento

Este é um serviço da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

Forma de comunicação com o prestador do serviço

Presencial (entrega dos documentos):
Campus JK - Diamantina: Divisão de Matrícula e Acompanhamento Acadêmico/DMAA
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000 - Alto da Jacuba - CEP 39100-000 – Diamantina/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 09h às 12h e de 13h30 às 17h

Campus do Mucuri - Teófilo Otoni: Divisão de Matrícula e Acompanhamento Acadêmico/DMAATO
Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371 - Teófilo Otoni/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 21h

Campus Janaúba: Divisão de Registro e Controle Acadêmico/DRCAJAN
Avenida Um, nº 4.050 - Cidade Universitária - CEP 39447-814 – Janaúba/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 12h e de 14h às 17h

Campus Unaí: Divisão de Registro e Controle Acadêmico/DRCAUNAÍ
Avenida Universitária, nº 1.000 - Universitários - CEP 38616-970 - Unaí/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 12h e de 13h às 17h

Telefones:
Campus JK: (38) 3532-1200 - ramais 8193 e 8194
Campus do Mucuri: (33) 3529-2700
Campus Janaúba: (38) 3532-6808
Campus Unaí: (38) 3532-6822

Web: E-mails:
E-mail Campus JK: dmaa@ufvjm.edu.br
E-mail Campus do Mucuri: dmaato@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Janaúba: drca.jan@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Unaí: drca.unai@ufvjm.edu.br

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção da boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Têm direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000​.
Não existe outro tratamento prioritário ao usuário a não ser os descritos na Lei nº 10.048/2000.