Solicitar a reconsideração do cancelamento de matrícula

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)

O que é?

Para situações específicas de cancelamento de matrícula, o discente poderá solicitar a reconsideração do cancelamento, conforme período estabelecido no calendário acadêmico, devendo a justificativa ser devidamente fundamentada e/ou comprovada.
A reconsideração de cancelamento de matrícula poderá ser concedida uma única vez, condicionada à existência de vagas remanescentes no curso e desde que a carga horária a ser cursada não ultrapasse o prazo máximo para integralização curricular.

Quem pode utilizar este serviço?

Discentes dos cursos de graduação da UFVJM, que tiveram sua matrícula cancelada pelos motivos descritos abaixo:
I - Não reingressar após o prazo máximo de trancamento ou afastamento especial;
II - For reprovado por infrequência em todas as unidades curriculares do 1º período;
III - Não reingressar no curso após indeferimento de prorrogação do período de afastamento especial;
IV - Não integralizar o curso após finalizado prazo concedido pela dilação, salvo quando a não conclusão for por motivo de responsabilidade da UFVJM.

Etapas para a realização deste serviço

1 Solicitar a reconsideração de cancelamento.

O discente deverá preencher, imprimir e assinar o requerimento de reconsideração, anexando o formulário de justificativa. Os documentos deverão ser protocolados no setor responsável pela matrícula e acompanhamento acadêmico no campus de oferta do curso ou digitalizados e enviados por e-mail, conforme período estabelecido no calendário acadêmico.

Documentos Número de matrícula;
CPF;
Endereço de e-mail;
Telefone fixo e/ou celular;
Endereço residencial;
Documentos comprobatórios da justificativa apresentada, caso necessário.


Documentos a serem preenchidos Download do arquivo


Custos Este serviço é gratuito ao usuário.


Canal de prestação do serviço Presencial: Setor responsável pela matrícula e acompanhamento acadêmico no campus de oferta do curso, conforme horário de atendimento.
Web: E-mails
E-mail Campus JK - Diamantina: dmaa@ufvjm.edu.br
E-mail Campus do Mucuri - Teófilo Otoni: dmaato@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Janaúba: drca.jan@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Unaí: drca.unai@ufvjm.edu.br


Tempo de duração da etapa Não estimado ainda.


2 Obter o resultado da solicitação.

O discente receberá o resultado da solicitação através do e-mail informado no requerimento da etapa anterior e poderá acessar o Sistema de gestão acadêmica/e-Campus para confirmar o resultado da solicitação, conforme data estabelecida no calendário acadêmico para reativação de matrícula.

Documentos Endereço de e-mail informado no requerimento;
Número de matrícula;
Senha de acesso ao e-Campus.


Custos Este serviço é gratuito ao usuário.


Canal de prestação do serviço
Web: E-mails
E-mail Campus JK - Diamantina: dmaa@ufvjm.edu.br
E-mail Campus do Mucuri - Teófilo Otoni: dmaato@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Janaúba: drca.jan@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Unaí: drca.unai@ufvjm.edu.br
Web: Acesse o sistema on-line


Tempo de duração da etapa Não estimado ainda.


Outras informações

Quanto tempo leva?

Em média 15 (quinze) dias úteis, a contar da solicitação.

Validade do Documento?

A conclusão deste serviço não gera nenhum documento a ser entregue ao usuário.

A quem se destina?

Estudantes internos de graduação, Estudantes internos de ensino a distância

Legislações

Resolução nº 11/Consepe, de 11 de abril de 2019 - Regulamento dos cursos de graduação da UFVJM.

Responsável pelo atendimento

Este é um serviço da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

Forma de comunicação com o prestador do serviço

Presencial:
Campus JK - Diamantina: Divisão de Matrícula e Acompanhamento Acadêmico/DMAA, Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000 - Alto da Jacuba - CEP 39100-000 – Diamantina/MG, Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 09h às 12h e de 13h30 às 17h.
Campus do Mucuri - Teófilo Otoni: Divisão de Matrícula e Acompanhamento Acadêmico/DMAATO, Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371 - Teófilo Otoni/MG, Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 21h.
Campus Janaúba: Divisão de Registro e Controle Acadêmico/DRCAJAN, Avenida Um, nº 4.050 - Cidade Universitária - CEP 39447-814 – Janaúba/MG, Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 12h e de 14h às 17h.
Campus Unaí: Divisão de Registro e Controle Acadêmico/DRCAUNAÍ, Avenida Universitária, nº 1.000 - Universitários - CEP 38616-970 - Unaí/MG, Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 12h e de 13h às 17h.

Telefones:
Campus JK: (38) 3532-1200 - ramais 8193 e 8194
Campus do Mucuri: (33) 3529-2700
Campus Janaúba: (38) 3532-6808
Campus Unaí: (38) 3532-6822

Web: E-mails:
E-mail Campus JK: dmaa@ufvjm.edu.br
E-mail Campus JK - Diamantina: dmaa@ufvjm.edu.br
E-mail Campus do Mucuri - Teófilo Otoni: dmaato@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Janaúba: drca.jan@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Unaí: drca.unai@ufvjm.edu.br

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade, Respeito, Acessibilidade, Cortesia, Presunção da boa-fé do usuário, Igualdade, Eficiência, Segurança e Ética.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​.
Não existe outro tratamento prioritário ao usuário a não ser os descritos na Lei nº 10.048/2000