Participar do Programa de Mobilidade Estudantil-PME nacional

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)

O que é?

Participar do Programa de Mobilidade Estudantil-PME nacional possibilita aos acadêmicos cursarem disciplina em outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) conveniadas, sem perder o vínculo de origem.

Quem pode utilizar este serviço?

Alunos dos cursos de graduação da UFVJM
Estar regularmente matriculado em curso de graduação de uma das IFES. Ter integralizado o mínimo de 20% (vinte por cento) da carga horária do curso de origem. Ter o máximo de duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o período da mobilidade.

Etapas para a realização deste serviço

1 O aluno da UFVJM que desejar fazer mobilidade acadêmica para outra instituição conveniada (lista de instituições conveniadas) deve entregar os documentos e o requerimento na DAA no período estabelecido no Calendário Acadêmico.

Verificar na Instituição receptora, a existência de vaga e a possibilidade de matrícula na(s) disciplina(s) pretendida(s). Solicitar programas e ementas oficiais dessas disciplinas para análise prévia por parte da Instituição remetente.

Documentos Entregar na DAA/Prograd, com antecedência mínima de 01 (um) mês à data limite de recebimento das inscrições da Mobilidade Estudantil estabelecida pela instituição receptora, a seguinte documentação completa e corretamente preenchida:
Requerimento em formulário próprio (clique para acessar);
Planos de Ensino das disciplinas da Universidade receptora que o acadêmico da UFVJM pretende cursar;
Histórico escolar original da UFVJM atualizado, emitido pela DRCA;
Cópia dos documentos pessoais: CPF, Identidade e Título Eleitoral.

Documentos a serem preenchidos Download do arquivo

Custos Este serviço é gratuito ao usuário

Canal de prestação do serviço Presencial: Divisão de Assuntos Acadêmicos na Pró-Reitoria de Graduação no Prédio da Reitoria do Campus JK
Web: Acesse o portal
Web: E-mail daa@ufvjm.edu.br

Tempo de duração da etapa Não estimado ainda

2 Estudantes de outras IFES quer queiram estudar na UFVJM por meio da Mobilidade

Acessar a página de Estruturas Curriculares da PROGRAD para conhecer a Estrutura do curso no qual deseja se inserir;
Enviar um e-mail para daaufvjm@gmail.com e solicitar a orientação para requerer os planos de ensino.

Documentos O requerimento de planos de ensino e o comprovante do pagamento da taxa.

Documentos a serem preenchidos Download do arquivo
Download do arquivo

Custos Gerar GRU.

Canal de prestação do serviço Telefone: (38) 3532-6854
Web: E-mail daa@ufvjm.edu.br
Presencial: DAA Prédio da Reitoria: Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000 Alto da Jacuba CEP 39100-000

Tempo de duração da etapa Não estimado ainda.

3 Gerar GRU.

Acesse o link http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp, para preencher os dados, utilize as seguintes informações:
UG: 153036
Gestão: 15243
Recolhimento: 288322
Número de referência, digite 16888315000157002
Valor: R$ 2,21 por cada plano, ou seja, a GRU deve ser preenchida com o valor total: 1 plano= R$2,21. 3 planos=R$6,63

Clique em Avançar. Após o preenchimento, clique em Emitir GRU
Imprima o boleto e pague-o na agência do Banco do Brasil.

Documentos É obrigatório informar o nº do CPF para emissão da GRU.

Custos R$2,21 cada plano de ensino.

Canal de prestação do serviço http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp

Tempo de duração da etapa Não estimado ainda.

Quanto tempo leva?

Média de 30 dias úteis.

Validade do Documento?

1º O discente afastado para o PMA deverá informar o seu afastamento à Divisão de Registro e Controle Acadêmico - DRCA/PROGRAD, e manter atualizados seus dados referentes a endereço, telefone, endereço eletrônico e demais dados necessários à sua localização. 2º Ao final do vínculo temporário, o discente deverá apresentar o Histórico Escolar do período de permanência na Instituição receptora para renovar a sua matrícula na UFVJM.

A quem se destina?

Estudantes em potencial, Estudantes internos de graduação.

Legislações

Convênio Andifes de Mobilidade Acadêmica;
Resolução CONSEPE 39 de 2012 - Regulamenta o Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional (Andifes);
Instituições participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica Estudantil;
Sobre o pagamento da Bolsa: OF. CIRC-SE / Andifes nº 086/2018 de 10/08/2018.

Responsável pelo atendimento

Este é um serviço da Divisão de Assuntos Acadêmicos (DAA) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

Forma de comunicação com o prestador do serviço

Web: E-mail daa@ufvjm.edu.br

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade, Respeito, Acessibilidade, Cortesia, Presunção da boa-fé do usuário, Igualdade, Eficiência, Segurança e Ética.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​.