Realizar mobilidade acadêmica internacional da UFVJM para uma instituição estrangeira parceira (outgoing)
- Procedimentos para realização de mobilidade internacional de estudantes da UFVJM em instituições estrangeiras conveniadas por meio de programas institucionais.
- Estudantes da UFVJM aprovados por meio de processo seletivo para realização de mobilidade acadêmica em instituições estrangeiras conveniadas.
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1 Acompanhar o lançamento do edital de seleção para mobilidade acadêmica internacional
O lançamento dos editais é informado no site da DRI.
CANAIS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
computer Web: Acesse o site da DRI.
DOCUMENTAÇÃO
Não há documentação obrigatória.
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
Não estimado ainda.
CUSTOS
Este serviço é gratuito ao usuário.
2 Participar do processo seletivo para mobilidade acadêmica internacional
1 - Preencher o formulário de inscrição disponível no edital;
2 - Apresentar a documentação conforme exigido no edital.CANAIS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
computer Web: E-mail secretariadri@ufvjm.edu.br.
call Telefone: (38) 3532-1264.
man Presencial: Diretoria de Relações Internacionais - Prédio da Reitoria da UFVJM, Rodovia MGT 367 Km 583, nº 5000 - Alto da Jacuba, por agendamento prévio.
DOCUMENTAÇÃO
Documentação exigida no edital.
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
Não estimado ainda.
CUSTOS
Este serviço é gratuito ao usuário.
3 Solicitar o afastamento institucional para mobilidade acadêmica, caso aprovado no processo seletivo
Entregar, com antecedência mínima de 30 dias da data da viagem, a documentação obrigatória para iniciar o processo de afastamento institucional e matrícula na instituição estrangeira.
CANAIS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
computer Web: E-mail secretariadri@ufvjm.edu.br.
call Telefone: (38) 3532-1264.
man Presencial: Diretoria de Relações Internacionais - Prédio da Reitoria da UFVJM, Rodovia MGT 367 Km 583, nº 5000 - Alto da Jacuba, por agendamento prévio.
DOCUMENTAÇÃO
Cópia de documentos pessoais (RG, CPF e título de eleitor);
Comprovante de matrícula na UFVJM;
Histórico acadêmico (e-campus);
Formulário para análise de disciplinas (Plano de estudo).
Planos de ensino das disciplinas a serem cursadas na instituição estrangeira, compatíveis com as disciplinas do curso na UFVJM;
Carta de aceite da instituição de destino;
Requerimento de afastamento;
Declaração de que está ciente e concorda com as normas da UFVJM e do programa de mobilidade acadêmica.
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
Não estimado ainda.
CUSTOS
Este serviço é gratuito ao usuário.
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Quanto tempo leva?
Não estimado ainda.
Validade do Documento?
A conclusão deste serviço não gera nenhum documento a ser entregue ao usuário.
Legislações
Resolução nº 39/2023, de 20 de dezembro de 2023.
Responsável pelo atendimento
Este é um serviço da Diretoria de Relações Internacionais e atende ao Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017.
Forma de comunicação com o prestador do serviço
Web: E-mail secretariadri@ufvjm.edu.br;
Telefone: (38) 3532-1264;
Presencial: Diretoria de Relações Internacionais - Prédio da Reitoria da UFVJM, Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5000 - Alto da Jacuba, Diamantina MG, por agendamento prévio.Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade, Respeito, Acessibilidade, Cortesia, Presunção da boa-fé do usuário, Igualdade, Eficiência, Segurança e Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.