Notícias

Institucional

20 Anos UFVJM: Festival de Cinema, Festa Literária e Festival de História fazem parte da programação especial

publicado: 12/09/2025 12h50, última modificação: 12/09/2025 19h04
Eventos serão realizados em Diamantina e Teófilo Otoni, em parceria com a universidade, no mês de setembro

As duas décadas de trajetória da UFVJM vêm sendo celebradas pela comunidade universitária desde maio de 2025, com a promoção de diversos e variados eventos pela atual gestão. Chegando na reta final, o mês de setembro traz uma programação imperdível. Além da homenagem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (5/9), da Vesperata especial (6/9) e da sessão solene do Conselho Universitário no dia do aniversário (8/9), o público terá a oportunidade de participar do 2º Festival de Cinema de Diamantina (FCD); da 2ª Festa Literária Vale do Mucuri (FLIM) e da edição extra do Festival de História de Diamantina (fHist).

Os três eventos são realizados em parceria com a UFVJM e prometem muita arte, cultura, reflexão e debate, por meio da exibição de filmes, realização de palestras, oficinas e rodas de conversa e apresentação de shows e espetáculos. Confira abaixo todas as informações sobre cada um dos eventos. 


Festival de Cinema de Diamantina

A segunda edição do Festival de Cinema de Diamantina (FCD) será realizada de 16 a 20 de setembro e contará com duas mostras competitivas - de curtas e longas-metragens - e uma programação totalmente gratuita que inclui oficinas, rodas de conversa, shows, além da exibição de cinema-mudo com execução de trilha sonora ao vivo. O evento levará para Diamantina 18 diretores, atores e atrizes representantes das obras em competição e também convidados. 

Com 1.803 filmes inscritos, o festival apresentará sessões infantil e juvenil regadas a pipoca e um total de 7 longas-metragens e 46 curtas. Destaca-se que o 2º FCD já fez sucesso, no mês de agosto, com a realização de duas itinerâncias, em Montes Claros e Janaúba, esta última com a parceria da UFVJM, dentro da programação dos 20 anos da universidade. 

Em sintonia com a musicalidade de Diamantina, uma das atrações será a Cinerata, no dia 19, com dois clássicos silenciosos de Buster Keaton - One week (1920) e The Railrodder (1965) - acompanhados da execução ao vivo de trilha original por uma banda de músicos locais. A apresentação será na Rua da Quitanda, onde acontece a tradicional Vesperata. O encerramento, 20 de setembro, será na Praça do Mercado, com sessão comentada pelo ator mineiro Renato Novais, de O Dia que te conheci. Logo depois, show musical com o músico Tatio Abreu e banda. 

Realizado pela Almôndega Filmes, sob a coordenação do cineasta Felipe Canedo, o 2º Festival de Cinema de Diamantina é apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e governo de Minas Gerais, via edital da Lei Paulo Gustavo (LPG) 04/2023, com o patrocínio da Claro e Banco do Nordeste do Brasil (BNB), parcerias da UFVJM, Festival de História (fHist) e Dupla Produções e apoio da Prefeitura de Diamantina. 

Acompanhe a programação completa do 2º Festival de Cinema de Diamantina no site cinediamante.com.br e no perfil do Instagram @cinediamante.


Festa Literária Vale do Mucuri

Também como parte das atividades comemorativas dos 20 anos da UFVJM, a Praça Tiradentes, em Teófilo Otoni, recebe a 2ª Festa Literária Vale do Mucuri (FLIM), de 17 a 21 de setembro. Serão cinco dias de programação diversa, com rodas de leitura, oficinas, palestras, shows, feira literária e apresentações de teatro e performances. O evento é direcionado a estudantes da educação básica e demais interessados, sem necessidade de inscrição. 

A realização é do Instituto In-Cena, em parceria com a UFVJM, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). “O evento representa uma oportunidade ímpar de fortalecer a relação entre a comunidade acadêmica da UFVJM e a comunidade externa, bem como de propiciar à comunidade acadêmica uma vivência muito enriquecedora, a partir do contato com vários artistas e participação em atividades diversas, que colocam em destaque as artes e a literatura, bem como a cultura de povos e comunidades tradicionais”, destaca a pró-reitora de Extensão e Cultura, Valéria Cristina da Costa. 

A pró-reitora explica também que integrantes de projetos e setores da universidade poderão propor atividades a serem promovidas no estande da UFVJM na FLIM. “Outras atividades poderão ser realizadas ainda pela comunidade acadêmica em espaços alternativos do evento. Já está confirmada uma ação do projeto Rádio Zói d’Água, contemplado no edital Proexc 02/2025 Procarte, que contará com a presença de artistas como Nádia Campos, Sol Bueno, Lívia Ferreira, Wilson Dias e Caio Duarte”, detalha Valéria. 

Além disso, a Proexc abriu um formulário para levantamento de interessados em transporte (saída: 17/9, 8h; retorno: 21/9, 13h), hospedagem em alojamento e propostas de atividades. Se você tem interesse em participar, acesse o formulário aqui.

A programação completa e demais informações sobre a 2ª Festa Literária Vale do Mucuri (FLIM) estão no perfil do Instituto In-Cena no Instagram (@incena.oficial). Confira!


Festival de História de Diamantina

A edição especial do Festival de História de Diamantina (fHist) será realizada no Teatro Santa Izabel e nas ruas de Diamantina entre os dias 24 e 27 de setembro. Na programação, com entrada livre e gratuita, atividades literárias, mesas de debates e conferências, painéis temáticos, atividades formativas e de educação, podcasts ao vivo, performances, cortejo Lendas ao Luar e Festa de São Cosme e Damião. 

Sob o tema A história liberta, essa edição do festival convida o público a revisitar duas décadas de produção científica da universidade e a refletir sobre desafios que atravessam a vida contemporânea - das fake news à inteligência artificial, da defesa da democracia à promoção dos direitos humanos, com a participação de nomes como o da ministra de Direitos Humanos, Macaé Evaristo. “O fHist busca reforçar o papel da história como instrumento de compreensão do presente e de construção do futuro, sempre atento aos debates emergentes no país e no mundo, mas também conectado às suas raízes regionais mais importantes. Por isso, a celebração dos 20 anos da UFVJM perpassa toda a programação”, explica o jornalista Américo Antunes, idealizador do evento. 

Apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Festival de História tem patrocínio do Banco do Nordeste (BNB) e conta com as parcerias da Prefeitura de Diamantina, da Associação Nacional de História (ANPUH) e da UFVJM. 

Acesse aqui para conhecer a programação completa e mais informações sobre a edição especial do Festival de História de Diamantina (fHist).

 

Por Diretoria de Comunicação Social