Notícias

Comunidade

Mostra de Profissões #VemPraUFVJM leva mais de 1.300 visitantes ao Campus Janaúba

publicado: 02/05/2024 14h27, última modificação: 06/05/2024 15h33
Primeiro evento foi um sucesso e demonstra importância da aproximação universidade e comunidade

Mostra de Profissões #VempraUFVJM leva mais de 1.300 visitantes ao Campus Janaúba - Imagem 1
Mais de 1.300 pessoas visitam UFVJM durante realização da Mostra de Profissões (Fotos: Campus Janaúba UFVJM)

A primeira edição da Mostra de Profissões #VemPraUFVJM, realizada na última sexta-feira (26/4), no Campus Janaúba, foi um enorme sucesso. Mais de 1.300 pessoas passaram pelo campus, das 8h às 17h, no maior evento já promovido no local. Participaram estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de 17 escolas públicas e 3 particulares de diversas cidades da região, como Janaúba, Nova Porteirinha, Porteirinha, Itacarambi, Mamonas, Catuti, Jaíba e Verdelândia. Marcaram presença também jovens e adolescentes atendidos por instituições sociais, como o serviço de convivência do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e a Guarda Mirim, representantes da Secretaria de Educação de Janaúba, além de outros parceiros do projeto e familiares de servidores do campus. Resumindo: um sucesso!

A proposta do evento foi oferecer informações e orientações para jovens que estão no processo de escolha de suas carreiras, proporcionando interação com profissionais de diversas áreas do conhecimento, professores universitários, técnicos administrativos e alunos da graduação. Assim, os visitantes puderam ter contato com diferentes cursos e conhecer de perto a rotina da universidade.

"Demos mais um grande passo rumo aos nossos objetivos institucionais. Nossa universidade reabriu as portas para nossa comunidade. O #VemPraUFVJM do Campus Janaúba demonstrou que a estratégia correta pode suscitar nos jovens das nossas regiões o interesse pela universidade, o interesse pelo aprender. Queremos nossa universidade cheia de gente!”, celebra o reitor da UFVJM, Heron Laiber Bonadiman.

O pró-reitor de Graduação, Douglas Sathler, destaca a importância da realização da Mostra de Profissões do ponto de vista do cumprimento da missão da UFVJM, que é dar apoio e suporte ao desenvolvimento dos seus territórios de abrangência. “Quando conseguimos trazer para dentro da universidade uma população de estudantes tão representativa, conseguimos fazer algo fundamental, que é criar uma aproximação da universidade com a educação básica”, afirma.

Sentido de pertencimento

Durante o evento no Campus Janaúba, uma árvore de digitais foi construída progressivamente pelos visitantes, que eram convidados a registrar sua digital em uma representação inicial de uma árvore sem folhas, em uma tela de quadro. Quem quisesse passava o dedo em tintas e deixava a marca no quadro. Ao final, foi criada uma pintura em que as folhas da árvore são representadas pelas digitais dos participantes.

Mostra de Profissões #VempraUFVJM leva mais de 1.300 visitantes ao Campus Janaúba - Imagem 2
Árvore de Digitais proporcionou sentido de pertencimento aos participantes da Mostra de Profissões (Fotos: Campus Janaúba UFVJM)

Para os idealizadores, esse gesto tem um significado profundo de pertencimento, sendo uma maneira simbólica de afirmar que a UFVJM é pública, pertence à comunidade e a todos. “A arte obtida nesse projeto pode simbolizar a ideia de crescimento e renovação. Representando as folhas da árvore, as digitais dos participantes podem ser interpretadas como símbolos de vida, individualidade e contribuição única para um todo maior: o fortalecimento da universidade e da comunidade. Além disso, a árvore sem folhas inicialmente desenhada pode representar a ideia de potencial e possibilidade, esperando para ser preenchida e desenvolvida pela colaboração coletiva.”
Assim, o projeto Árvore de Digitais promoveu inclusão e participação; expressão criativa; integração e interação, memória compartilhada.

Proposta e realização coletivas

A organização e a realização da Mostra de Profissões #VemPraUFVJM no Campus Janaúba foram realizadas por uma grande equipe que envolveu, principalmente, gestores e servidores da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Coordenação de Processos Seletivos (Copese), além da direção e servidores do Campus Janaúba. Merecem destaque a participação ativa e o envolvimento de professores e técnicos administrativos do campus, essenciais para o sucesso do evento.

“Gostaria de agradecer a todos os envolvidos. Esse evento só foi possível por conta de uma equipe muito qualificada que se envolveu bastante e de uma forma muito profunda na construção dessa proposta coletiva. Agradecer a todas as pró-reitorias envolvidas; Copese, que liderou o processo de coordenação geral; professora Elém Patrícia Alves Rocha, que fez a coordenação local de forma brilhante, e equipe da Prograd”, diz o pró-reitor Douglas Sathler.

Maria Gisenilda Barbosa, servidora da Prograd, coordenadora do programa de extensão Conhecendo a UFVJM Campus Janaúba e membro da Comissão Organizadora da Mostra de Profissões, completa: “Foi um evento feito a muitas mãos. No início tivemos uma assembleia geral com professores, técnicos e alunos e buscamos engajamento em 15 Grupos de Trabalho (GTs). Depois disso foram dias de muito diálogo, ideias compartilhadas, testes, aprendizados e expectativas. A quantidade de mensagens e feedback que temos recebido confirmam que cada GT entregou o seu melhor. A criatividade de cada um, dedicação e excelência no serviço público prestado superaram a escassez de recursos. Com certeza, foi um evento inesquecível tanto para quem trabalhou como para quem nos visitou neste dia”.

Próximas edições

Mostra de Profissões #VempraUFVJM leva mais de 1.300 visitantes ao Campus Janaúba - Imagem 3

A Mostra de Profissões #VemPraUFVJM será realizada em todos os campi da universidade. Acompanhe as datas das próximas edições:

  • Campus do Mucuri (Teófilo Otoni) - 24 de maio
  • Campus Unaí (Unaí) - 7 de junho
  • Campus JK (Diamantina) - 21 de junho

Confira os melhores momentos da Mostra de Profissões #VemPraUFVJM Campus Janaúba.

Acesse aqui a galeria de fotos do evento.

 

Por Coordenadoria de Comunicação Social