Campus Unaí recebe mais de mil visitantes na Mostra de Profissões #VemPraUFVJM

publicado: 14/06/2024 11h27, última modificação: 18/06/2024 15h04
Alunos tiveram oportunidade de conhecer o que é uma universidade pública, gratuita e de qualidade

Campus Unaí recebe mais de 1.000 visitantes na Mostra de Profissões - Imagem 1
Cerca de 1.200 pessoas estiveram no Campus Unaí para Mostra de Profissões #VemPraUFVJM (Foto: Arquivos Campus Unaí)

A UFVJM promoveu, no último dia 7 de junho, mais uma ação da Mostra de Profissões #VemPraUFVJM. O palco da vez foi o Campus Unaí, que recebeu aproximadamente 1.200 estudantes de 41 escolas públicas e privadas da região Noroeste de Minas Gerais. A programação estendeu-se das 8h às 17h e envolveu toda a comunidade acadêmica do Campus Unaí, apresentando a universidade e seus cursos aos visitantes.

Por meio de palestras e atividades específicas em stands e laboratórios, alunos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre as profissões oferecidas pelos quatro cursos do campus: Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Medicina Veterinária e Zootecnia. Os laboratórios ficaram abertos e ofereceram práticas laboratoriais aos alunos interessados.

Como o Campus Unaí é mais voltado para a área de agrárias, o evento teve muita mostra prática, com demonstração dos equipamentos da universidade, da tecnologia do setor do agronegócio e dos laboratórios dos cursos. Destaque vai para a visita ao laboratório de anatomia animal, que foi muito interessante e reuniu diversos participantes.

Campus Unaí recebe mais de 1000 visitantes - Imagem 2
Alunos visitam stands e laboratórios dos cursos e têm oportunidade de conhecer o que oferece uma universidade pública, gratuita e de qualidade (Fotos: Arquivos Campus Unaí)

O pró-reitor de Graduação da UFVJM, Douglas Sathler, ressalta a grande divulgação do evento pela imprensa local, o que colaborou para promover o evento, divulgar o nome da instituição e atrair a comunidade. “A Mostra de Profissões marcou de forma muito importante o posicionamento da UFVJM na cidade de Unaí. Gostaria de destacar também que a união da comunidade acadêmica foi fundamental para o sucesso do evento. Servidores e estudantes envolveram-se de forma extraordinária. Agradeço a liderança da coordenadora do evento, professora Mírian, e o apoio dos professores Leandro, diretor do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), e Cristina, diretora do Campus Unaí”, afirma Sathler. O pró-reitor chama atenção ainda para as visitas presenciais a 33 escolas realizadas pela equipe da Prograd. “Foi um movimento muito importante da pró-reitoria, que aproximou mais a universidade das escolas da região Noroeste de Minas, além de garantir um público bem legal para o evento”, finaliza.

Campus Unaí recebe mais de 1.000 visitantes na Mostra de Profissões - Imagem 3   Campus Unaí recebe mais de 1.000 visitantes na Mostra de Profissões - Imagem 4
Envolvimento da comunidade acadêmica do Campus Unaí garante sucesso do evento (Fotos: Arquivos Campus Unaí)

Para a diretora do Campus Unaí, Cristina Moreira Bonafé, o objetivo primordial da Mostra de Profissões foi chamar toda a população do entorno para conhecer melhor a universidade e aproximar-se de alunos em potencial, para que eles se interessem pelos cursos que a UFVJM oferece. Já a coordenadora do evento no Campus Unaí, Mírian Pereira, avalia que a primeira ação da Mostra de Profissões #VemPraUFVJM no campus foi gratificante e teve um balanço positivo, superando as expectativas. “Esperamos contar com mais alunos, mais stands e mais atividades no próximo ano. Destacamos a presença de autoridades municipais e regionais, como o prefeito de Unaí, José Gomes Branquinho, e o diretor educacional da Superintendência Regional de Ensino, Diácamo de Oliveira Lopes”, comenta Mírian Pereira.

Campus Unaí recebe mais de 1.000 visitantes na Mostra de Profissões - Imagem 5
Presença do prefeito de Unaí no evento aprimora laços da UFVJM com o município (Foto: Arquivos Campus Unaí)

Campus Unaí recebe mais de 1.000 visitantes na Mostra de Profissões - Imagem 6
Fanfarra da Escola do Mamoeiro, de Unaí, abrilhanta Mostra de Profissões #VemPraUFVJM (Foto: Arquivos Campus Unaí)

Assista à reportagem “Estudantes conhecem os cursos oferecidos pela UFVJM em Unaí”: MG Inter TV 1ª Edição - Grande Minas.

Acesse a galeria de fotos da Mostra de Profissões #VemPraUFVJM.

Confira os melhores momentos do evento no canal da universidade no YouTube: UFVJM Oficial.

Última ação do #VemPraUFVJM

Mostra de Profissões

Em sua primeira edição, a Mostra de Profissões #VemPraUFVJM já foi realizada nos campi da universidade em Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí. No próximo dia 28 de junho, será realizada a última ação do evento, no Campus JK, em Diamantina.

Por Coordenadoria de Comunicação Social