Notícias

Institucional

UFVJM inicia discussões para re-estabelecer parceria com Universidade de Urbino na Itália

publicado: 04/01/2022 16h48, última modificação: 04/01/2022 17h48
Representantes da UFVJM, da Universidade de Urbino e da Embaixada da Itália no Brasil reuniram-se em dezembro para tratar do estabelecimento de uma nova parceria

Dando seguimento a contato inicial realizado em novembro/2021 presencialmente na Embaixada da Itália, em Brasília/DF, membros da UFVJM e da Universidade de Urbino (Uniurb) reuniram-se para dar seguimento às tratativas de parceria. A reunião foi realizada em 22 de dezembro de 2021, por meio de videoconferência, mediada pela embaixada italiana, e marcou o início formal das conversas entre as duas universidades para restabelecer a parceria que vigorou entre 2015 e 2019. Em 2022 haverá uma sequência de conversas entre as duas instituições para acertar os detalhes do acordo, com possibilidade para início de atividades ainda neste ano.   

A Universidade de Urbino foi fundada em 1671 e tem tradição em tecnologias do vinho e do azeite de oliva, o que também pode fortalecer rotas turísticas entre cidades históricas dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e as seculares e históricas cidades italianas.  Entre as áreas de interesse da Uniurb estão as temáticas envolvendo biologia, agricultura e meio ambiente. Há também a possibilidade de ensino de italiano para estrangeiros com uso de metodologias digitais. 

Nas próximas semanas as professoras Antonella Negri (pró-reitora de Internalização da Uniurb) e Poliana Mendes de Souza (coordenadora de Relações Internacionais da UFVJM) realizarão uma série de reuniões para afinar os detalhes da cooperação.  

Essa retomada da parceria com a Universidade de Urbino faz parte do projeto de internacionalização da UFVJM. São mais oportunidades singulares que os estudantes e servidores da UFVJM possuem.

 Reunião de dezembro marcou início formal da negociação entre as duas universidades para estabelecimento de parceria

Reunião de dezembro marcou início formal da negociação entre as duas universidades para estabelecimento de parceria

Representantes da Uniurb: Prof. Giorgio Calcagnini (reitor da Universidade de Urbino), prof. Alberto Renzulli (delegado reitoral para a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento), profª. Antonella Negri (pró-reitora de Internalização)

Representantes da UFVJM: Prof. Janir Alves Soares (reitor da UFVJM), profª. Poliana Mendes de Souza (coordenadora de Relações Internacionais), Bruno Luiz da Silva Gomides (assessor Especial da UFVJM em Brasília), Maria de Fátima Afonso Fernandes (assessora de Assuntos Estratégicos), profª. Orlanda Miranda (pró-reitora de Graduação), prof. Thiago Fonseca (pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação), prof. Marcus Guelpeli (pró-reitor de Extensão e Cultura), profª. Flaviana Verli (pró-reitora de Planejamento e Orçamento). 

Representante da embaixada italiana: Prof. Fábio Naro (adido científico do embaixador).

 

Por Diretoria de Relações Internacionais