Notícias
Ensino, Pesquisa e Extensão
Programas de pós-graduação da UFVJM passam por avaliação quadrienal da Capes
Os 24 programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos pela UFVJM passaram recentemente pela avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) referente ao quadriênio 2017-2020, sendo que 9 deles subiram de conceito. A notícia fortalece os programas da universidade e reflete a melhoria na produção acadêmica e de inovação tecnológica do corpo docente e discente.
Os programas de pós-graduação que subiram de conceito são: Biocombustíveis (PPGBiocomb); Ciências da Nutrição (PPGCN); Ciências da Saúde (PPGCS); Ciências Humanas (PPGCH); Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMaT); Ensino em Saúde (EnSa); Estudos Rurais (PPGER); Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PMPGCF) e Reabilitação e Desempenho Funcional (PPGReab).
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da universidade, professor Thiago Fonseca, o aumento dos conceitos dos programas é um indicativo de avanço e de fortalecimento do setor. “Esse resultado, fruto do trabalho de várias mãos, demonstra o potencial dos nossos programas stricto sensu e fortalece a pós-graduação da universidade”, comenta.
Conheça todos os programas de pós-graduação stricto sensu da UFVJM e seus conceitos Capes:
Resultados da avaliação quadrienal da Capes | |||
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri | |||
Programa | Sigla | Tipo | Conceito Capes |
Administração Pública | PPGAP | Mestrado Profissional | 3 |
Biocombustíveis | PPGBiocomb | Mestrado e Doutorado | 4 |
Biologia Animal | PPGBA | Mestrado | 3 |
Ciência e Tecnologia de Alimentos | PPGCTA | Mestrado | 3 |
Ciência Florestal | PPGCF | Mestrado e Doutorado | 4 |
Ciências da Nutrição | PPGCN | Mestrado | 3 |
Ciências Farmacêuticas | PPGCiFarm | Mestrado | 3 |
Ciências Humanas | MPICH | Mestrado Profissional | 4 |
Ciências da Saúde | PPGCS | Mestrado e Doutorado | 4 |
Educação | PPGED | Mestrado Profissional | 3 |
Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia | PPGECMaT | Mestrado Profissional | 3 |
Ensino em Saúde | EnSa | Mestrado Profissional | 4 |
Estudos Rurais | PPGER | Mestrado | 4 |
Geologia | PPGGEO | Mestrado | 3 |
Matemática | PROFMAT | Mestrado Profissional | 5 |
Multicêntrico em Ciências Fisiológicas | PMPGCF | Mestrado e Doutorado | 5 |
Multicêntrico em Química de Minas Gerais | PPGMQ | Doutorado | 4 |
Odontologia | PPGOdonto | Mestrado e Doutorado | 4 |
Produção Vegetal | PPGPV | Mestrado e Doutorado | 5 |
Química | PPGQ | Mestrado e Doutorado | 4 |
Reabilitação e Desempenho Funcional | PPGReab | Mestrado | 4 |
Reabilitação e Desempenho Funcional | PPGReab | Mestrado | 4 |
Saúde, Sociedade e Ambiente | SaSA | Mestrado Profissional | 3 |
Tecnologia, Ambiente e Sociedade | PPGTAS | Mestrado Profissional | 3 |
Zootecnia | PPGZOO | Mestrado | 4 |
Avaliação da Capes
Os resultados da avaliação periódica dos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior federais são expressos em notas, numa escala de 1 a 7, que são atribuídas após análise dos indicadores referentes ao período avaliado.
Essa análise é conduzida pelas comissões de área de avaliação e passa pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), que homologa os resultados finais. São esses resultados que fundamentam a deliberação do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC) sobre quais cursos obterão a renovação de reconhecimento para a continuidade de funcionamento no período subsequente.
O principal objetivo da avaliação é “contribuir para a garantia da qualidade da pós-graduação brasileira que se efetiva na identificação dos programas que atendam ao padrão mínimo de qualidade exigido para cada nível de curso”.
Acompanhe mais informações sobre a avaliação quadrienal da Capes.
Por Diretoria de Comunicação Social