UFVJM apresenta orçamento 2021 em webinário

publicado: 15/07/2021 20h00, última modificação: 15/07/2021 20h00
Evento será na próxima segunda (19); toda a comunidade é convidada

No próximo dia 19 de julho, segunda-feira, às 14h, a Reitoria da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) apresentará à comunidade acadêmica o orçamento 2021, a proposta orçamentária e o plano de execução do orçamento. Essa ação visa promover a transparência pública do orçamento institucional da UFVJM a toda comunidade.

O orçamento aprovado na Lei Orçamentária Anual (LOA 2021) é da ordem de R$297.673.628,00. Clique aqui para conhecer o orçamento.

Desse montante 83,24% destinam-se à despesa com pessoal e encargos sociais – denominadas despesas obrigatórias. O grupo de outras despesas correntes, excetuando-se os benefícios pagos a pessoal, destina-se à manutenção e funcionamento da universidade, enquanto o de investimentos (capital) destina-se a obras e equipamentos permanentes - denominados recursos discricionários, ou seja, são planejados e executados pela gestão central sob a responsabilidade do reitor para atingir os objetivos institucionais.

Importante frisar que o exercício de 2020 foi um ano atípico, quando o estado de calamidade pública decretado em consequência da pandemia causada pelo Sars-Cov-2 tornou as atividades de ensino facultadas aos docentes e discentes. Isso reduziu algumas demandas orçamentárias institucionais que tinham relação direta com as atividades presenciais, o que possibilitou a transferência dos saldos empenhados em 2020 para 2021, a fim de cobrir despesas previstas com os contratos de serviços continuados.

Em 2021, iniciamos o ensino híbrido, mas com ausência de atividades práticas nos campi. Houve necessidade de suspensão temporária de alguns contratos de serviços. Essas decisões da gestão central foram oportunas, dada a previsão dos cortes dos recursos discricionários para 2021, o qual foi consumado na ordem de 16,5% em relação a 2020. Com isso, a expectativa de investimento em obras em 2021 elevou-se de R$3.724.645,00 para R$10.024.645,00, bem como na contratação de outros tipos de serviços estratégicos para instituição, a exemplo de pessoal para apoio técnico administrativo, manutenção em tecnologia da informação e estagiários. Existe também expectativa de aporte suplementar do Ministério da Educação e isso requer diferentes estratégias de execução desses recursos.

Nesse sentido, a nossa Equipe de Planejamento, Orçamento e de Administração tem desenvolvido um valioso e exaustivo trabalho ao longo do ano, pois o atraso na liberação dos recursos, somado aos contingenciamentos e bloqueios, gera desafios que precisam ser estrategicamente superados visando executar o orçamento com responsabilidade e eficiência.

Por isso, é extremamente importante que os setores administrativos da universidade, por meio dos nossos diretores acadêmicos, diretores administrativos, assessores, coordenadores de curso e chefes de departamento, assim como toda a comunidade acadêmica, tenham conhecimento dos trâmites legais acerca da execução do orçamento e, sobretudo, beneficiar-se desses recursos de forma consciente.

Nesse ambiente democrático e de diálogos, esse nosso encontro com a comunidade acadêmica torna-se norteador das nossas breves discussões e deliberações em nível do Conselho de Curadores (Concur) e Conselho Universitário (Consu).

A equipe da Reitoria convida a todos para esse webinário no dia 19 de julho, segunda-feira, dia, às 14h. Acesse este link para participar.

Por Janir Alves Soares - Reitor da UFVJM

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents